Vespasiano inaugura fábrica que vai fornecer equipamentos para mineradoras

Grupo norte-americano se uniu à mineira MDE para constituir a Astec do Brasil, que irá produzir maquinário para mineração, energia e infraestrutura

A Astec do Brasil, parceria entre a mineira Manufatura e Desenvolvimento de Equipamentos (MDE) e os norte-americanos da Astec Industries Inc., passa a contar com uma planta própria. A inauguração da fábrica, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu investimento de cerca de R$ 60 milhões em uma área de 59 mil m² - 14 mil m² já construídos. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, que representou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do prefeito do município, Carlos Murta.

O faturamento previsto pela Astec do Brasil é de R$ 45 milhões neste ano, com crescimento de 15% para 2016 e um aumento de 5% ano a partir de 2017. Na unidade em Vespasiano serão fabricados máquinas e equipamentos para os setores de mineração, infraestrutura e energia. “Minas Gerais dará boas oportunidades para a empresa, em todos os setores em que ela opera. Nosso estado tem tradição e tecnologia nesses segmentos”, pontuou o secretário Altamir Rôso. Ele acrescentou que também há espaço para crescimento com os gargalos de infraestrutura no Brasil. “Isso demanda obras de diferentes tipos e portes, que precisarão de produtos como os produzidos pela Astec”, afirmou.

O CEO e presidente da Astec Industries Inc., Ben Broke, contou que a joint-venture com a MDE faz parte da estratégia do grupo de ampliar sua atuação fora dos EUA. “Temos a proposta de um crescimento orgânico e, hoje, isso significa estar no Brasil. A nossa instalação em Minas Gerais mostra a importância de estarmos próximos do principal mercado de mineração do país”, explicou.

Para o prefeito de Vespasiano, Carlos Murta, a retomada do crescimento da economia brasileira alavancará os negócios da Astec do Brasil. “Os EUA passaram por momentos difíceis no final da última década e já se recuperaram. Em breve, estaremos na rota do desenvolvimento novamente, gerando riquezas e empregos”, opinou.

Astec Industries Inc.

Líder no mercado norte americano em indústria de usina de asfalto, equipamentos de britagem e peneiramento, o Grupo Astec Industries Inc. foi fundado nos Estados Unidos em 1972. Com sede no estado do Tennessee, a companhia tem suas ações negociadas na bola de valores Nasdaq.  Atualmente, o grupo conta com 18 empresas e quase quatro mil colaboradores em todo mundo.

Em seu portfólio estão diversos maquinários como: usinas de asfalto; equipamentos de britagem e peneiramento para plantas fixas e móveis; plantas de concreto; perfuratrizes para exploração de água, gás e óleo; máquinas de pavimentação; estabilizadores de solo; equipamentos auxiliares para mineração subterrânea; aquecedores; equipamentos de processamento de madeira. Para 2015, a previsão é que a Astec supere suas vendas líquidas em US$1 bilhão.