Iniciativa do BDMG seleciona startups de tecnologia financeira para compor hub de inovação em MG

Com inscrições prorrogadas, fintechs, empresas com soluções banking e de tecnologia de gestão e operações têm até 15/12 para participar do programa de tração

  • ícone de compartilhamento

Startups de todo o Brasil podem se inscrever até o próximo sábado (15/12) para fazer parte do Hubble, um hub multisetorial que apoiará empresas que utilizam tecnologia de forma intensiva e inovadora. A iniciativa do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em parceria com a NXTP.Labs, recebe inscrições no site www.hubblehub.com.br, e nesta primeira rodada, selecionará fintechs startups de softwares de gerenciamento.

A novidade confirma o bom desempenho que o setor de jovens empresas de tecnologia tem tido no país, com crescimento de 23% somente no primeiro semestre de 2018, chegando a 453 startups financeiras em operação, como mostra a mais recente edição do Radar FintechLab, publicada em agosto.

O programa de tração começa em janeiro de 2019, após a seleção de até 15 empreendedores participantes. A diretora de Negócios do BDMG, Carolina Duarte, explica que o Hubble é um “passo à frente” para fomentar o ecossistema de inovação em Minas Gerais de uma forma mais abrangente.

“Buscamos um modelo que não se sobrepusesse a nenhuma iniciativa já existente no Estado, incentivando a geração de negócios para as startups em fase de tração, aquelas prontas a oferecerem um produto no mercado que possa atender às demandas de empresas já consolidadas”, conta.

As startups que entrarem para o Hubble participarão de mentorias, workshops, palestras, eventos de networking, tudo em um ambiente de troca e, ao mesmo tempo, de conexões com grandes corporações para impulsionar a criação de transações comerciais. Elas também poderão operar no espaço de coworking do hub, que ficará no bairro de Lourdes, na capital mineira.

“No Hubble, a geração de negócios é o grande objetivo, levando as soluções das startups para dentro de parceiros corporativos, o que contribui para o crescimento do ecossistema mineiro”, afirma o analista de investimento do NXTP.Labs, Eduardo Carvalho.

O foco do programa, que é Open Innovation Equity Free, é que as startups cresçam e se expandam, ao invés de serem simplesmente compradas ou absorvidas por outras corporações.

“Entendemos que o investimento é muito importante, mas deve ser uma das opções e não a única. Essas empresas precisam de acesso ao mercado consumidor para que possam ofertar seus bens e serviços, pois é por meio da geração de negócios que elas têm a oportunidade de crescer”, acrescenta a diretora de Negócios do BDMG, Carolina Duarte.

Cidade certa para inovar

Sede do segundo maior polo de startups do Brasil, atrás apenas de São Paulo, é em Belo Horizonte que está localizado o San Pedro Valley, comunidade que reúne mais de 300 jovens empresas de tecnologias diversas. “É um campo forte, com a presença de empreendedores de todo o país. Além disso, as pessoas que saem das universidades são bem preparadas e abraçam o San Pedro Valley e a cultura de inovação. Isso torna o ecossistema extremamente positivo e viável para se criar um hub de inovação como o Hubble”, finaliza Carvalho.

Outras informações
Assessoria de Comunicação do BDMG
(31) 3219-8521 



Últimas