Seminários no Triângulo discutirão relação entre Minas Gerais e África

Uberlândia e Uberaba sediarão seminários que terão a agricultura e educação como temáticas centrais

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, recebeu nesta quarta-feira (4/2), representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O principal motivo da reunião foi discutir a organização de dois seminários que serão realizados em Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, no segundo semestre deste ano. O encontro aconteceu na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte.

Durante a reunião foram discutidas as questões que serão abordadas nos seminários, que terão a agricultura e educação como temáticas centrais. Também foram abordados temas como a necessidade de se intensificar o comércio exterior entre Minas Gerais e Moçambique, bem como a melhoria da relação entre os países de língua portuguesa, a produção de energia de forma sustentável e a atual falta de água no Estado.

Na avaliação do secretário, os seminários poderão ser uma importante ferramenta de melhoria e intercâmbio cultural entre os países envolvidos. De acordo com Altamir Rôso, o evento irá colaborar para a execução de metas de desenvolvimento comum entre Brasil e nações africanas. Para ele, “o Brasil tem um compromisso muito grande com a África, nós temos a obrigação de compartilhar com países africanos, conhecimento e tecnologia na agricultura”. Durante a reunião, ele também destacou os pontos em comum na história de Minas Gerais e do continente africano.

Participaram do encontro o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique, Sinfrônio Junior, o Superintendente de Politica e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, o representante da FAO junto a CPLP, Helder Muteia, o Diretor de Operação da CPLP, Manuel Lapão, além do representante do PMDB Afro de Minas, Arcanjo Pimenta.