Minas aplicou R$ 153 milhões no Programa ABC no início da safra agrícola

As regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se destacam na captação de recursos

Minas Gerais aplicou R$ 153 milhões para a realização de boas práticas incluídas no Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), nos três primeiros meses da safra agrícola 2014/2015, que abrange os meses de julho a outubro de 2014. O volume de recursos representa 3,4% do total previsto no Plano Agrícola e Pecuário da safra atual, que é de R$ 4,5 bilhões.

De acordo com a análise do assessor técnico da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Francisco Augusto Lara de Souza, o montante aplicado em Minas registrou aumento de 52,5% do crédito negociado com o Banco do Brasil para ações do programa em relação ao mesmo período da safra anterior.

O Programa

Atualmente, o Programa ABC é a principal linha de crédito para o financiamento das ações do Plano da Agricultura de Baixa emissão de Carbono no país, que tem como objetivo promover a mitigação da emissão dos gases de efeito estufa na agricultura. O plano engloba as ações de tratamentos de dejetos de animais, florestas plantadas, fixação biológica de nitrogênio, sistema de plantio direto, integração lavoura, pecuária e floresta e recuperação de pastagens degradadas.

O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba vêm se mantendo à frente entre as regiões agrícolas do Estado que mais solicitaram recursos a partir da safra 2011/2012. De acordo com o assessor da Seapa, Francisco de Souza, as duas regiões, na safra atual, captaram 38% de todo o recurso aplicado em Minas até outubro.

Agenda de compromissos

O Plano ABC está integrado à agenda de compromissos assumidos pelos países que participaram da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), para a redução das emissões de gases de efeito estufa gerados pelas atividades agrícolas e pecuárias. A meta é evitar a emissão de 165 milhões de toneladas equivalentes de CO2 nos próximos dez anos, por meio de práticas agrícolas sustentáveis.