Governo de Minas Gerais promove a 1ª Mostra de Direitos Humanos

Objetivo do evento é despertar reflexões sobre o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade igualitária

imagem de destaque
Almoço contou com a participação de 150 pessoas em situação de rua
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), está realizando nestas quarta-feira (13/12) e quinta-feira (14/12), em Belo Horizonte, a 1ª Mostra de Direitos Humanos. Como parte das atividades, foi realizado um almoço com a participação de 150 pessoas em situação de rua.

Representando o governador Fernando Pimentel no almoço, o secretário da Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, lembrou do pioneirismo de Minas Gerais quanto a implementação de mecanismos que garantam os direitos humanos no Estado.

“Minas Gerais é um dos poucos estados do país que tem uma secretaria dos Direitos Humanos e uma de Desenvolvimento Agrário. Essa é uma diferença com relação a alguns estados e mostra o respeito que governo de Minas Gerais tem à diversidade. Para o governo não tem cidadão de primeira, segunda ou terceira categoria. Hoje estão aqui centenas de moradores em situação de rua. Tem ciganos, que ninguém enxerga, temos os quilombolas”, afirmou, ressaltando que o governador já recebeu a todos no Palácio da Liberdade, por mais de uma vez, demonstrando carinho e respeito com a população e com toda a diversidade”. 
 

Crédito: Carlos Alberto/Imprensa MG

Para o secretário, apesar dos avanços, o atual momento exige muito empenho para que novas garantias ligadas aos direitos humanos sejam consolidadas, destacando problemas que atrapalham os avanços em áreas, como a desigualdade entre homens e mulheres, os mais pobres e os negros.

“O nosso governo tem mostrado isso, e a Mostra de hoje revela a importância e o valor que tem para o governo. Os direitos humanos estão em todos os lugares. Está na educação, na saúde, na segurança pública, no governo todo. Para nós a diversidade, a diferença não é problema, mas sim um valor. Não queremos aqui intolerância, seja ela religiosa, xenofobia. E o Governo de Minas Gerais tem mostrando a sua cara, reforçando a importância do respeito aos mais pobres e as minorias”, afirmou.

Programação

A Mostra de Direitos Humanos tem como objetivo despertar reflexões sobre o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade igualitária, promovendo exposições, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais. Para tanto, as atividades da Sedpac foram transferidas, nesta quarta-feira, para o local do evento, sendo realizadas plenárias dos conselhos vinculados à pasta e a posse dos novos membros do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).

A programação da Mostra conta ainda com a terceira edição do Prêmio Mineiro de Direitos Humanos 2017 (PMDH), que neste ano tem como tema “Mídia e Direitos Humanos”. Comunicadores de diversas regiões do estado serão homenageados por terem contribuído para a promoção e defesa do tema.



Últimas