Governo de Minas Gerais realiza 2ª Mostra de Direitos Humanos

Entrega da quarta edição do Prêmio Mineiro de Direitos Humanos é uma das atrações do evento

Memorial dos Direitos Humanos – Casa da Liberdade funcionará no antigo prédio do Dops, na capital

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), realiza, de 10 a 14 de dezembro, a 2ª Mostra de Direitos Humanos. Neste ano, o evento será no prédio onde funcionou o Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (Dops-MG), futura sede do Memorial dos Direitos Humanos – Casa da Liberdade.

A cerimônia de abertura da Mostra será na segunda-feira (10/12), às 19h, com a entrega do IV Prêmio Mineiro de Direitos Humanos 2018 (PMDH), que neste ano agraciará organizações da sociedade civil que, entre 2015 e 2018, contribuíram na implementação de políticas públicas de proteção, defesa e promoção dos direitos humanos em Minas Gerais.

Clique aqui para conferir a lista dos premiados.

As atividades de segunda seguem com a celebração do 31º aniversário do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh) e o lançamento da Biblioteca On-line da Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg). O primeiro dia termina com a apresentação da Orquestra Jovem Sinfonia de Betânia – Comunidade Missionária de Villaregia.

A programação de terça-feira (11/12) traz uma performance do Grupo Aruanda, às 18h30, e a sessão comentada do filme Osvaldão (2015), às 19h. Na quarta (12/12), será  realizada a roda de conversa "Dora, presente: a resistência de mulheres à ditadura", a partir das 17h.

No penúltimo dia, quinta-feira (13/12), será celebrado um ano do Relatório Final da Covemg com a sessão comentada do filme Vozes da Resistência (2018) e um ato de homenagem aos presos políticos, mortos e desaparecidos.

O encerramento da 2ª Mostra de Direitos Humanos será na noite de sexta-feira (14/12), com projeções e performances por artistas do Cefart/Fundação Clóvis Salgado.

Confira neste link a programação completa.

Serviço:

2ª Mostra de Direitos Humanos
Data:
10 a 14 de dezembro de 2018 (segunda a sexta)
Local: Avenida Afonso Pena, 2.351 - Centro - Belo Horizonte/MG

Assessoria de Comunicação da Sedpac