Fernando Pimentel entrega viaturas para o Território Triângulo Sul

Uberaba foi contemplada com 47 veículos para policiamento urbano, rural, rodoviário e de meio ambiente

Governador Fernando Pimentel durante a entrega de viaturas em Uberaba

O governador Fernando Pimentel entregou nesta quinta-feira (16/2) em Uberaba, Território Triângulo Sul, 47 viaturas para a 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo é melhorar as condições de trabalho dos policiais e atender melhor à população da cidade, uma reivindicação surgida durante os Fóruns Regionais de Governo.

Pimentel explicou a escolha de Uberaba como a primeira cidade visitada por ele na região para a entrega de viaturas à Polícia Militar. “A escolha é proposital e se deve à importância desta cidade, não apenas econômica, cultural e histórica, mas uma importância afetiva. A forma como fomos muito bem recebidos aqui e nossa amizade já antiga com o prefeito Paulo Piau e deputados da região nos fez escolher Uberaba para essa primeira cerimônia”, afirmou.

“O Triangulo Mineiro tem uma importância fundamental para Minas Gerais. Estamos vivendo no Estado uma situação muito difícil do ponto de vista econômico. No Brasil inteiro, a crise econômica nos assusta, nos abala, nos afeta. Temos uma esperança muito grande na pujança econômica do Triângulo, do agronegócio, nas atividades industriais, e Uberaba é um exemplo disso para ajudar o Estado e o país a sair dessa crise”, completou o governador.

Como tem feito nas entregas de viaturas em outras cidades do Estado, Fernando Pimentel justificou sua presença nas cerimônias como uma forma de prestigiar a Polícia Militar de Minas Gerais, classificada por ele como “a melhor do Brasil”.

“À Polícia Militar, junto com a Polícia Civil e outras forças de segurança, cabe o papel fundamental de garantir segurança, paz e tranquilidade ao nosso estado. Temos total confiança na polícia. Estamos entregando as viaturas para o policiamento da região. E aqueles que entendem de segurança pública sabem a importância de renovarmos a frota da polícia, especialmente quando você tem municípios com áreas extensas e o trabalho da polícia depende do deslocamento rápido e seguro”, defendeu.

Além das viaturas, o governador citou a formação de 240 novos soldados da Polícia Militar da região e a adequação do prédio do batalhão local para dar melhores condições de trabalho. “Tenho dito que os mineiros e as mineiras têm absoluta certeza de que, aqui, não vão se repetir as cenas lamentáveis vividas em outros estados na área de segurança, como Rio de Janeiro e Espirito Santo”, finalizou.

O subcomandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel André Leão, agradeceu o apoio do governador à segurança pública. “Queria externar o agradecimento da instituição à toda deferência que o governador vem prestando à Polícia Militar. Em pouco mais de dois anos, foram quase 5.000 inclusões de novos soldados, e Uberaba será contemplada com 240 novos soldados agora em abril. São quase 2.000 viaturas adquiridas, o que demonstra todo o zelo do governador com a segurança da população de Minas Gerais”.

Também participaram do evento os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, além de deputados estaduais, prefeitos e lideranças militares da região.

Investimento

Em dezembro de 2015, ao fazer a entrega de 113 automóveis à corporação, o governador Fernando Pimentel fez o anúncio do Projeto de Locação de Veículos, que tem como meta incorporar 2.350 viaturas à frota da Polícia Militar em 247 municípios. O investimento total é de R$ 400 milhões

As primeiras entregas ocorreram em abril do ano passado, incluindo 850 veículos para 39 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Todas as novas viaturas são de última geração, equipadas com xadrez, GPS de navegação e localização, sinalizador strobo LED (luminoso mais poderoso) e rádio digital com melhor transmissão e que não permite interferência de sinal.

Somente na segunda fase do projeto, iniciada na terça-feira (7/2), em Ipatinga, com a entrega de 40 veículos, e na terceira, que deverá ser iniciada também neste ano, está prevista a entrega de 625 veículos locados, com investimento da ordem de R$ 139,25 milhões. Todos esses recursos são provenientes do Governo do Estado.