BDMG homenageia correspondentes bancários destaques em 2014

Em evento promovido pelo Banco Central, o BDMG também firmou convênio de cooperação técnica com o Sebrae-MG para fortalecer o apoio às micro e pequenas empresas

Correspondentes Bancários da Fiemg premiados pelo BDMG

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) apresentou, durante a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira do Banco Central, o modelo de rede de Correspondentes Bancários, seus resultados alcançados até 2014 e homenageou os 18 parceiros com melhor desempenho no último ano: Fiemg Regional Sul, Fiemg Regional Central, SicoobCredivar, Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Fiemg Regional Norte, CDL de Muriaé, AC de Uberlândia, Fecon, Fiemg Regional Centro-Oeste, SicoobAgrocredi, AC de Montes Claros, SicoobCredijequitinhonha, SicoobCreditril, Fiemg Regional Pontal do Triângulo, SicoobCredivale, Sindicato dos Contabilistas de Varginha, Fiemg Regional Zona da Mata e AC de Ubá.

Para Carlos Fernando Vianna, diretor de Negócios do BDMG, a rede de Correspondentes Bancários é de extrema importância para o Banco. “A parceria com os Correspondentes Bancários tem sido relevante para facilitar cada vez mais o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas espalhadas pelo interior de Minas”, explica.

A rede do BDMG reúne cooperativas e entidades representativas de crédito parceiras do Banco. Três instituições apresentaram cases de boas práticas no evento realizado no Banco Central em Belo Horizonte: a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a cooperativa SicoobCredivar, de Varginha; e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Paraguaçu.

Letícia Ataíde, gerente de Capitalização e Financiamentos da Fiemg, explicou que a entidade é Correspondente Bancário BDMG desde abril de 2012, contando com 11 Regionais espalhadas por todo o Estado. A Fiemg já financiou 2.154 clientes com recursos do BDMG em 204 municípios mineiros, desembolsando R$ 134 milhões. Segundo ela, o número de financiamentos à indústria no BDMG com apoio da Fiemg cresceu 36% em 2014, que demonstra a preocupação em ser um agente de desenvolvimento econômico em Minas Gerais.

Carteira ampliada

Renato Nogueira, gerente de Negócios do SicoobCredivar, contou que a cooperativa de crédito liberou, desde que se tornou Correspondente Bancário, em março de 2013, mais de R$ 6 milhões em recursos do BDMG para 224 clientes do Sul de Minas, onde possui 15 postos de atendimento que cobrem uma área de 100 quilômetros.

De acordo com Nogueira, ser Correspondente Bancário BDMG permitiu à cooperativa ampliar o seu portfólio de produtos e fidelizar os associados, recuperando as empresas inativas e atraindo novas empresas. Para alcançar os bons resultados, a Credivar realizou treinamento direcionado e incluiu o BDMG na meta de produtos que são oferecidos nas agências.

Renato José de Melo, gerente da CDL de Paraguaçu, explicou que a entidade liberou R$ 2,7 milhões em recursos do BDMG em 2014, realizando 62 operações para 57 empresários. Segundo ele, a CDL procura ter uma base de informações atualizada para saber o limite pré-aprovado e oferecer assessoria de crédito adequado ao empresário.

Dentre as estratégias adotadas para alcançar os bons resultados, Renato de Melo destacou a parceria com contadores, que confere maior agilidade à organização de documentos a serem enviados ao BDMG, o monitoramento de cada etapa do processo de crédito, identificando possíveis pendências, e o custeio da postagem da documentação.

Cooperação técnica

Durante o evento, o BDMG firmou um termo de cooperação técnica com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) para o desenvolvimento de ações voltadas à rede de cooperativas de crédito e às micro e pequenas empresas. Otávio Silva Camargo, diretor de Desenvolvimento e Planejamento do Banco, destaca a importância do termo de cooperação: “Esta parceria irá tanto fortalecer institucionalmente a nossa rede de Correspondentes Bancários, como também permitirá que os clientes do Banco tenham acesso ao vasto conhecimento do Sebrae-MG no segmento de micro e pequenas empresas. Além disso, o intercâmbio de experiências entre as equipes das duas instituições vai potencializar esforços pelo desenvolvimento de Minas Gerais”, explica. A cooperação técnica entre BDMG e Sebrae-MG irá até 2017.