BDMG estipula meta para aumentar a oferta de crédito a pequenas e médias empresas em 2015

As Regionais da Fiemg são, atualmente, os maiores correspondentes financeiros do Banco de Desenvolvimento. Plano para o primeiro semestre é chegar a 120 clientes por mês

Aumentar o acesso ao crédito, especialmente para as micro e pequenas empresas, é uma das frentes do trabalho desenvolvido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Por meio de parcerias, o banco estimula o desenvolvimento em Minas Gerais e, com a ajuda de correspondentes financeiros, tem atuação garantida num total 760 municípios mineiros.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) é, atualmente, a maior parceira do BDMG no estabelecimento de correspondentes financeiros. Por meio dos postos regionais, a liberação do banco via Fiemg corresponde a 20% de todos os desembolsos concedidos, com média mensal de 110 empresas financiadas pelos escritórios regionais.

O diferencial desta parceria, segundo o gerente-geral de Inteligência Competitiva e Canais do BDMG, Tadeu Barreto Guimarães, é a extensão do crédito, uma das maiores demandas dos pequenos e médios empresários. “O banco consegue levar o crédito aos associados de forma barata, sem a abertura de novas agências. Além da assessoria financeira, é prestado atendimento presencial com o conhecimento que a própria Fiemg tem por meio de suas regionais”, destaca.

Os resultados são significativos, com aumento na captação de clientes. De 2012 para 2013, o crescimento foi de 36% e, na sequência, de 2013 para 2014, atingiu-se quase 60% de ampliação. Isto, lembra o gerente-geral, mesmo num cenário geral negativo para o mercado de crédito, de dificuldade na economia internacional. “A alta produtividade da Fiemg, na parceria com o BDMG, se reflete no maior ganho financeiro de todos os envolvidos e no aumento do alcance das ações de apoio ao desenvolvimento de Minas Gerais de ambos”, sinaliza Guimarães.

Plano de metas

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais realizou, para o primeiro semestre de 2015, um plano de metas e incentivos com a Fiemg, com a intenção promover um aumento ainda maior de sua base de clientes. Para o futuro, a previsão, nestes seis meses, é a de alcançar a meta de 120 clientes por mês.

“O sucesso da parceria entre BDMG e Fiemg se deve ao comprometimento de todos. O plano de metas contou com a adesão das regionais e com o reconhecimento do esforço no cumprimento dos desafios, que geram benefícios para o desenvolvimento do Estado e fortalecem o setor produtivo, estimulando a geração de emprego e renda”, finaliza.

Parceiros de sucesso

Na última terça-feira (3/2), o BDMG premiou, na sede da Fiemg, as regionais que obtiveram os melhores resultados nas categorias “número absoluto de clientes” e “percentual da meta” no segundo semestre de 2014. De um total de dez correspondentes bancários BDMG com melhor desempenho no ano anterior, cinco eram regionais da Federação.

Os postos de Pouso Alegre e Belo Horizonte foram apresentados como os de melhor desempenho entre os atuais 250 correspondentes bancários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.