Triângulo Mineiro e Vale do Rio Doce escolhem suas candidatas para a final do Miss Prisional 2018

Projeto vai além do quesito beleza. Seap trabalha eixo de ressocialização em projeto que discute empoderamento feminino, direito das mulheres e resgate da autoestima

Whanis Bruna Costa, 20 anos, que cumpre pena no Presídio de Iturama, e Raíssa Ferreira, 24 anos, no Complexo Penitenciário de Ponte Nova, vão representar em dezembro, respectivamente, as regiões do Triângulo Mineiro e Vale do Rio Doce na etapa final do Miss Prisional. As escolhas das finalistas ocorreram, nesta quinta-feira (22/11), nas cidades de Ponte Nova (pela manhã) e de Iturama (à tarde).

Whanis Ferreira foi a vencedora do Miss Prisional -Triângulo Mineiro (Crédito: Rondiell Torres)

Esta é a quarta edição do Miss Prisional, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), que tem como objetivo propiciar às mulheres em privação de liberdade o resgate da autoestima e a valorização pessoal, auxiliando-as no processo de reinserção na sociedade e na busca por novas perspectivas de vida.

Na edição deste ano, o projeto foi ampliado e o concurso de beleza é apenas uma parte dele. A equipe de servidores da Subsecretaria de Humanização do Atendimento da Seap buscou ampliar o foco do concurso, incluindo diálogos sobre os múltiplos papéis da mulher na sociedade atual. Foram exibidos para as mulheres presas, ao longo do ano, filmes, palestras e demais reflexões acerca do universo feminino.

A subsecretária de Humanização do Atendimento, Louise Leite, explica que o projeto busca promover reflexões sobre os direitos das mulheres e desmitificar o conceito de beleza. “Trabalhamos com um modelo mais inclusivo e emancipador, numa perspectiva de empoderamento, incluindo-se as transexuais do Sistema Prisional de Minas Gerais”, ressalta.

Iturama

A etapa do Triângulo Mineiro teve a participação de detentas de Iturama, Uberaba e Uberlândia e foi realizada no Auditório da Vila Olímpica, em Iturama. Estiveram representadas as seguintes unidades prisionais: presídios Professor Jacy de Assis e Iturama e penitenciárias Professor Aluízio Ignácio de Oliveira e Professor João Pimenta da Veiga.

Fizeram parte do júri que avaliou as candidatas o advogado e coordenador da Pastoral Carcerária, Afonso Celso Praes Jr.; a empresária Kelem Cristina Lima, a soldado Dayane Costa, do Corpo de Bombeiros de Iturama; Maria das Graças Toledo, representado a Secretaria Municipal de Educação e Transporte Escolar de Iturama; Mamede Rahal Neto, advogado, representando os advogados de Iturama; Paulo Ricardo da Silva, professor de Educação Física, representando a Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes; e Telma Souza, representando o segmento da moda de Iturama.

Raíssa foi escolhida a Miss Prisional - Vale do Rio Doce (Crédito: Dirceu Aurélio)

Também prestigiaram o evento a vice-prefeita de Iturama, Cidinha Longo, a vereadora Ana Lúcia Santos e o vereador Nivaldo Ferreira. Da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) compareceram, dentre outros servidores, o diretor-geral do Presídio Professor Jacy de Assis, Luciano Cunha; a diretora-geral do Presídio de Canápolis, Kênia Patricia Peixoto; a diretora de ressocialização do Presídio Professor Jacy

de Assis, Janaina Pessoa; e a diretora de atendimento da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, Fabiola de Oliveira Santos.

Ponte Nova

A etapa regional Vale do Rio Doce ocorreu na sede social do Clube Palmeirense na cidade de Ponte Nova, com a presença de autoridades e familiares das custodiadas do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, do Presídio de Rio Piracicaba e da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Rio Piracicaba.

A vencedora da etapa, Raíssa Ferreira, disse que, apesar do nervosismo, está confiante para a final em Belo Horizonte e destaca a importância da iniciativa. “Participar do Miss Prisional vai muito além de um concurso de beleza. Houve uma preocupação com as candidatas no que se refere à preparação psicológica, para lidarmos melhor com o nosso corpo e nossa autoestima”, enfatizou.

Estiveram presentes no desfile como jurados e compondo a mesa de autoridades o juiz da Comarca de Ponte Nova, José Afonso Neto; a defensora pública, Maria Antonieta Gurgel; a vice-prefeita de Ponte Nova, Valéria Alvarenga; o diretor-geral do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, Giuliano de Paula; e a diretora de atendimento do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, Aline de Araújo.