Governo de Minas Gerais entrega helicóptero do Samu para o Triângulo Mineiro

Suporte aeromédico vai beneficiar aproximadamente 4 milhões de habitantes, nas regiões do Triângulo e Noroeste

Implantação de base aérea representa um atendimento mais eficiente à população, destacou o secretário-adjunto da SES-MG

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou, nesta sexta-feira (21/12), um helicóptero do Samu para prestação de suporte aeromédico para as regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste. O investimento, no valor de mais R$ 14 milhões, vai beneficiar cerca de 4 milhões de habitantes, situados nos 106 municípios contemplados pelo serviço, que pode ser estendido a todo o estado, de acordo com a necessidade.

Com a inauguração da base de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) de Uberaba, o Governo do Estado passará a contar com cinco helicópteros e um avião, distribuídos em quatro bases aéreas. O serviço é resultado de uma parceria com o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG) e será gerenciado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência da Macrorregião Triângulo Sul (Cistrisul).

De acordo com o secretário-adjunto da SES-MG, Daniel Medrado, “a implantação da base aérea significa um atendimento mais eficiente à população no aspecto pré-hospitalar, das urgências e emergências, assim como na busca e salvamento (atendimento primário), além do transporte inter-hospitalar (atendimento secundário), transporte de órgãos e tecidos para transplantes e apoio à Força Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais”, disse.

O comandante-geral do CBMMG, coronel Cláudio Roberto de Souza, fez questão de lembrar que, “mesmo com cenário de forte crise financeira no estado, o governador Fernando Pimentel se esforçou para concretizar este projeto, devido à sua importância”. O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, também elogiou a atuação do Governo de Minas Gerais na entrega da aeronave para a região.

Já o presidente do Cistrisul, o prefeito do município de Conceição das Alagoas, Celson Pires, frisou que “a próxima etapa é a instalação efetiva do Samu na região, algo que não depende efetivamente dos municípios, mas também do Estado”, afirmou.

Suporte Aéreo Avançado de Vida

No ano de 2012, foi criado o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 1964. O termo foi celebrado entre a SES-MG e o CBMMG.

Um dos seus objetivos foi a aquisição de aeronaves de asas fixas e rotativas para a prestação de suporte aeromédico, por meio de atendimento pré-hospitalar, transporte inter-hospitalar, transporte de órgãos e apoio à Força Estadual de Saúde em caso de catástrofes no território mineiro.

Inicialmente, foram previstas seis bases aéreas no estado, com a aquisição de seis helicópteros e dois aviões. Passados seis anos da criação do SAAV, foi alcançada boa parte do que foi planejado. Hoje, o SAAV dispõe de quatro helicópteros e um avião, além de contar com as bases de Belo Horizonte, Varginha e Montes Claros.

Ao longo desses anos, foram investidos recursos não apenas para aquisição de aeronaves, mas também para aquisição de equipamentos, como caminhões-tanque, viaturas leves, tanques sobre rodas, equipamentos operacionais e equipamentos médicos - todos necessários para a operação das aeronaves. Houve aporte financeiro, também, para a formação e o treinamento constante dos pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos, equipes médicas e pessoal de apoio.

Neste momento, o SAAV dá mais um passo para se tornar o maior operador SUS aeromédico do Brasil, estruturado sob a ótica de rede interfederativa de saúde. Com a inauguração da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas de Uberaba, SES-MG, Bombeiros e o Samu reafirmam o compromisso com o bem estar da sociedade mineira, com a disponibilização de um serviço especializado e de qualidade à população.