Sedese reúne gestores municipais para fortalecer o sistema de assistência social

Reunião irá apresentar o novo governo e fortalecer o diálogo com os representantes dos municípios

Gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos 853 municípios mineiros estarão reunidos nesta quinta-feira (5/2), na sede do governo estadual, para a primeira reunião conjunta Cogemas/Sedese de 2015. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas), será no auditório Juscelino Kubistchek, na Cidade Administrativa, das 9h às 18h.

A reunião será uma oportunidade para o secretário André Quintão apresentar o novo governo aos gestores e fortalecer o diálogo com os representantes dos municípios. “É um espaço muito importante para discutir os desafios da gestão municipal do Suas, já que eles (municípios) são os responsáveis  pela execução dos serviços, programas, projetos e benefícios prestados diretamente ao cidadão”, avalia o secretário. “Ao Estado, cabe oferecer aos municípios o assessoramento e apoio técnico na gestão e oferta dos serviços, além de realizar ações de capacitação continuada e o cofinanciamento dos serviços e benefícios socioassistenciais. Para isso, é fundamental que haja um bom diálogo entre os gestores dos diferentes entes federados”, explica Quintão.

Participam também do encontro o presidente do Cogemas/MG, Jaime Luiz Rodrigues Junior, a secretária de Estado adjunta da Sedese, Rosilene Rocha e a subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque.

Cogemas

O Cogemas, entidade sem fins lucrativos que representa os secretários municipais de assistência social junto ao governo estadual, tem como objetivo fortalecer a representação municipal nos conselhos, comissões e colegiados de assistência social em Minas Gerais. Sua maior função é discutir entre os gestores municipais as pautas e agendas da política de assistência social que devem ser acordadas com o governo estadual na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), instância de negociação e pactuação de aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A CIB mantém contato permanente com as Comissões Intergestoras Tripartite (CITs), para absorver orientações e informações sobre o processo de gestão nacional do Suas.

Serviço:

Reunião Conjunta Cogemas/Sedese