Sedese intensifica ações para redução da pobreza no campo  e incentivo à economia solidária

Projetos aconteceram nos Territórios Mucuri e Médio e Baixo Jequitinhonha, beneficiando diversas famílias

Programa Sementes Presentes prepara agricultores para integrar o mercado de compras governamentais

O Governo de Minas Gerais deu início nesta semana, em Teófilo Otoni, no Território do Mucuri, a mais uma etapa dos Fóruns Regionais. As reuniões se estenderão até o mês de junho nos 17 Territórios de Desenvolvimento: Mucuri, Médio e Baixo Jequitinhonha, Central, Alto Jequitinhonha, Mata, Vertentes, Triângulo Sul, Triângulo Norte, Oeste, Sudoeste, Noroeste, Vale do Rio Doce, Vale do Aço e Caparaó, além do Sul, Norte e Metropolitano.

Dentro das ações da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) para o Território Mucuri, já houve a entrega, no ano passado, de 30 kits de barracas na Regional da Sedese em Teófilo Otoni, para possibilitar a criação de espaços de comercialização para os produtos de Economia Popular Solidária (EPS). Também em 2017, em Nanuque, foi realizada uma Feira de EPS.

Para este ano, está prevista uma nova feira de EPS no município de Teófilo Otoni, bem como a realização de quatro oficinas de formação de para empreendedores de EPS nos municípios de Carlos Chagas, Ouro Verde de Minas e Teófilo Otoni.

Com a implantação do  Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Regional do Mucuri, em 2017, no município de Águas Formosas, a Sedese implementou na região o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e ao Indivíduo, tendo, entre os públicos prioritários, as crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres com direitos violados.

O Centro ofertará ainda, de forma compartilhada com os municípios, o serviço de medidas socioeducativas de meio aberto, voltada ao atendimento e proteção dos adolescentes em conflito com a lei. Além disso, o Creas Regional Mucuri é responsável pela coordenação e articulação da proteção social especial de média complexidade em todo Território de Desenvolvimento.

Em um dos eixos do Qualifica Suas, a Sedese tem procurado garantir apoio e condições para que os municípios promovam as reformas e adaptações necessárias, assegurando acessibilidade aos equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Ainda no Território Mucuri, a Sedese garantiu também o atendimento, no ano passado, a 96 famílias no Programa de Segurança Alimentar (PSA), segundo o MG Planeja. Esta ação busca assegurar  o assessoramento e o fomento a pequenos projetos coletivos e comunitários a serem desenvolvidos em áreas de acampamentos e pré-assentamentos, visando à segurança alimentar, a geração de renda, além do fortalecimento e cooperação do trabalho coletivo.

Além disso, na Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo Novos Encontros foram selecionadas famílias para a entrega de 4.222 sacos de sementes, sendo 2.865 de milho, 942 de feijão e 415 de sorgo. Neste ano, serão entregues 4.419 kits de hortaliças.

Território Médio e Baixo Jequitinhonha

No Território Médio e Baixo Jequitinhonha, onde foi realizado nessa quinta-feira (26/4) o Fórum de Governo, o PSA atendeu 338 famílias em 2017, nos municípios de Almenara, Felisburgo, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Novo Cruzeiro e Salto da Divisa.

Ainda nesse Território, dentro do Novos Encontros, foram selecionadas famílias para o recebimento de insumos, sendo que em 2017 a Emater, em parceria com a Sedese, distribuiu 3.567 sacos de sementes de milho, feijão e sorgo. Também para este ano serão entregues 3.920 kits de hortaliças.

Dentro da oferta de serviços regionalizados de Proteção Social Especial de Média Complexidade, pactuada no Plano Estadual de Regionalização, a Sedese já garantiu a implantação de  quatro unidades de Creas Regionais no Estado, nos Territórios Mucuri, Médio e Baixo Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Alto Jequitinhonha.