Polícia Militar de Minas Gerais lança Operação Natalina na capital

Estratégia de segurança, que segue até 4 de janeiro, tem ações para tranquilizar a população durante o período de compras

imagem de destaque
A Operação Natalina da Polícia Militar foi lançada, nesta terça-feira (1/12), na Praça da Estação, em Belo Horizonte
  • ícone de compartilhamento

Para garantir a segurança e a tranquilidade no hipercentro de Belo Horizonte, Savassi, Barro Preto e demais polos comerciais, a Polícia Militar de Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (1/12), a Operação Natalina. A estratégia é um reforço no policiamento que já vem sendo feito, diariamente, nas ruas da capital, com extensão também a todas as unidades da PM localizadas nas Regiões de Polícia Militar (RPM) em todo o estado. Embora o lançamento não seja simultâneo, todas as cidades mineiras intensificarão o policiamento. O efetivo vai variar dependendo da necessidade de cada localidade, mas será suficiente para garantir com qualidade o serviço prestado pela PMMG. 

A Operação Natalina deste ano vai até o dia 4 de janeiro, com ações que buscam oferecer uma maior tranquilidade à população durante o período de compras. Na capital, 700 militares provenientes dos cursos da Academia de Polícia Militar, dos setores administrativos e do policiamento especializado estarão empenhados nas operações. Esse efetivo reforçará as operações policiais que são realizadas pelos policiais militares que já atuam rotineiramente no patrulhamento de Belo Horizonte. A ação terá também o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil

A Polícia Militar vai priorizar o policiamento a pé, com realização de ações interativas e informativas, além da distribuição de informativos com dicas de segurança. O objetivo é o de sensibilizar comunidade e comerciantes sobre a adoção de medidas de autoproteção.

De acordo com o comandante do  Policiamento da Capital (CPC), coronel Cícero Leonardo da Cunha, além do reforço dos 700 militares, o CPC possui 4.500 policiais que já atuam na cidade, e conta, ainda, com o apoio frequente do efetivo do Comando de Policiamento Especializado (CPE),  hoje com cerca de dois mil policiais. "Todos esses policiais estarão focados na Operação Natalina, protegendo o comércio e a população das ações delituosas. Acreditamos que todos serão bem atendidos", disse.

Segundo o coronel, é importante que as pessoas adotem medidas de autoproteção. " A Polícia Militar vai estar presente nas áreas comerciais, mas é preciso que, ao ir as compras, a população tenha cuidado, por exemplo, com bolsas, aparelhos celulares e outros objetos. Aquela pessoa que tiver que andar com dinheiro, deve distribuir entre os bolsos para não apresentar o volume, porque as pessoas que são envolvidas com o crime são observadoras e escolhem seu alvos levando em conta a fragilidade deles", ressaltou. 


Estratégias 

A Operação Natalina contará com o as câmeras Projeto Olho Vivo. O sistema de monitoramento permite ampliar os olhos da instituição, nos centros comerciais e locais de grande aglomeração de pessoas, monitorando situações e pessoas suspeitas para uma ação mais rápida e efetiva.

Em uma atuação específica, o Batalhão de Trânsito desencadeará operações para melhorar a circulação de veículos e evitar congestionamentos, garantindo a fluidez do trânsito e registro de sinistros, além da fiscalização rotineira e operações da Lei Seca. O Batalhão de Polícia Rodoviária reforçará a fiscalização  e segurança nas rodovias que cortam a capital e nas saídas da cidade nas datas de maior movimentação. 



Últimas