Plataforma colaborativa permite a população sugerir ideias e boas práticas de segurança pública

Ferramenta é usada pelo 8º Batalhão da Polícia Militar em Lavras. Sugestões, como o uso de drones para combater à criminalidade, são estudadas e incorporadas

O 8º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, instalado no município de Lavras, no Sul de Minas, conta com a participação da comunidade para identificar e avaliar ideias e boas práticas de segurança pública. Por meio da plataforma virtual colaborativa Prêmio Ideia Cidade Segura, cidadãos de qualquer parte do país podem sugerir inovações, dentro dos temas propostos, que têm potencial de contribuir para o bem-estar da população.

As ideias sugeridas ficam visíveis para todos os internautas, que podem votar em suas favoritas. “As ideias recebem pontuação dos próprios usuários. Cada curtida corresponde a um ponto”, esclarece o coronel Antonio Claret dos Santos. Para incentivar a participação, o batalhão oferece prêmios, como notebooks e TVs, às propostas mais votadas, em parceira com a iniciativa privada.

A ação inédita da Polícia Militar está em sua quinta edição e o desafio é propor novas ações e estratégias de combate ao tráfico de drogas. Durante o terceiro desafio, surgiu uma ideia que foi acatada pelo batalhão e potencializou as ações de combate à criminalidade na região. Um jovem de Juiz de Fora, na Zona da Mata, sugeriu o uso de drones, um tipo de veículo não tripulado capaz de fazer imagens aéreas, para monitorar possíveis ações criminosas.

“A ideia não venceu o desafio. Mesmo assim notamos que tinha potencial para ser aplicada e fizemos um estudo”, conta Antonio Claret dos Santos. Em parceira com a prefeitura de Lavras, um drone foi adquirido e, desde dezembro do ano passado, o equipamento tem sido usado para monitorar áreas de risco e de tráfico, shows artísticos e manifestações.

O drone, inclusive, ajudou a polícia a identificar uma plantação de maconha em Lavras nesta segunda-feira (19/01). “Era uma casa muito fechada e suspeita. Para nosso surpresa havia uma plantação de maconha no local. O uso do drone potencializa nossa atividade, nos dá uma visão de campo maior”, frisa o coronel.

Depois dos primeiros testes exitosos, o batalhão já trabalha para adquirir mais quatro drones, que vão equipar as outras unidades do batalhão nas cidades de Oliveira, Campo Belo e Perdões.