Pimentel enaltece trabalho das forças de segurança de Minas em Bento Rodrigues

O governador destacou, no evento, o trabalho honroso dos militares das equipes de segurança

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, enalteceu o trabalho e agradeceu o empenho dos militares que, desde a última quinta-feira (5/11), têm atuado para amenizar o sofrimento de moradores do distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, região Central, afetados com a ruptura de barragens de rejeitos de minério. A homenagem foi prestada nesta segunda-feira (9/11) durante a comemoração do 78º aniversário do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), na qual o governador foi agraciado com o Colar do Mérito do Judiciário Militar, a máxima comenda do órgão.

“Eu quero destacar a ação dos nossos militares, tanto do Corpo de Bombeiros quanto da Polícia Militar, no atendimento da população atingida pelo drástico rompimento das barragens em Bento Rodrigues, distrito de Mariana. Eu estive no local duas vezes e pude ver pessoalmente a dedicação e o empenho das tropas engajadas nessa missão”, disse Pimentel, ao recordar que Corpo de Bombeiros e Polícia Militar destacaram cerca de 150 homens para o local poucas horas após o rompimento da primeira barragem.

“É nesses momentos que os nossos honrosos militares estendem a mão aos desabrigados – homens, mulheres, idosos, crianças – e a todos aqueles que passam por momentos de dor e tristeza. Esses militares são os agentes do poder público na ponta do atendimento. E o trabalho de ajuda e resgate tem feito a diferença. As equipes trabalham por horas em situações de risco para encontrar desabrigados e chegar em áreas isoladas. Nossos militares estão se revezando em um trabalho incessante desde as primeiras horas, num trabalho que continua e não tem hora para terminar”, disse o governador em seu discurso.

Pimentel esteve em Bento Rodrigues duas vezes - no último domingo (8/11) e na sexta-feira (6/11), para acompanhar o acolhimento às vítimas.  “Então, como governador de Minas Gerais, quero aproveitar essa solenidade para cumprimentar carinhosamente cada militar envolvido no trabalho nessas regiões. A todos vocês, meu muito obrigado”, completou o governador.

Investimento nas carreiras militares

Durante a solenidade, Fernando Pimentel também ressaltou o investimento que o Governo do Estado vem fazendo neste ano no Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Na última semana, foi publicado o edital para abertura de mais de 500 vagas para os bombeiros. Outros 1.500 policiais militares devem ingressar na corporação também por meio de concurso público, cujo edital já foi lançado. A previsão, de acordo com o governador, é de que esses militares estejam nas ruas até abril de 2017.