M. Dias Branco dá mais um passo para se instalar em Juiz de Fora

Gigante do setor alimentício deverá fabricar massas, biscoitos e farinha de trigo, com geração de mais de 650 postos de trabalho e investimentos superiores a R$ 300 milhões

O secretário Altamir Rôso (direita) com o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira (centro) e o presidente da empresa, Francisco Ivens Dias Branco

Presidente, diretores e administradores da M. Dias Branco, indústria alimentícia líder no setor de massas e biscoitos no Brasil, avançaram as negociações para a instalação de uma planta da empresa em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Nesta quarta-feira (25/3), eles foram recebidos na cidade pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, e pelo prefeito municipal, Bruno Siqueira. Juntos, sobrevoaram áreas com potencial para receber a fábrica e um moinho de trigo. O investimento esperado irá superar R$ 300 milhões e gerar mais de 650 empregos diretos. Empresários e representantes políticos assinaram um protocolo de intenções para a instalação da unidade.

“O investimento mostra o enorme potencial de Juiz de Fora e da região da Zona da Mata. É preciso atuar, sempre, pela competitividade de Minas Gerais. Vamos trabalhar para atrair mais empresas para o estado”, afirmou o Rôso. O secretário pediu aos empresários para que a M. Dias Branco opte, sempre que possível, por fornecedores e prestadores de serviços mineiros.

Movimentar a cadeia produtiva local faz parte das propostas da M. Dias Branco, de acordo com o presidente do grupo, Francisco Ivens Dias Branco. “Viemos com a intenção inicial de prospectar áreas para fabricar massas e biscoitos. Mas entendemos que a instalação de um moinho de trigo pode ampliar nossos negócios e relação com o mercado local, como as padarias”, revelou. Ele contou que a escolha por Juiz de Fora se deve à posição geográfica privilegiada da cidade e à proposta da empresa de buscar, cada vez mais, o consumidor mineiro e do Sdeste brasileiro.

De acordo com o prefeito Bruno Siqueira, a empresa também se interessou pela capacidade da região de absorver as demandas por serviços, mão de obra e por qualidade de vida. “Se confirmado, será o maior investimento na cidade desde a chegada da Mercedes Benz, no final da década de 1990”, analisou. As áreas apresentadas pelo município ficam no Distrito Industrial, próximas à BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Brasília, passando por Belo Horizonte. Elas são de 600 mil m² aproximadamente.

M. Dias Branco

A M. Dias Branco está presente em todo território nacional. É considerada líder no mercado brasileiro de biscoitos e massas alimentícias desde 2003. O grupo possui 15 unidades fabris e gera cerca de 16 mil empregos diretos.

A empresa foi criada em 1940, com uma padaria em Fortaleza. As atividades atuais tiveram início em 1961, quando iniciou-se a produção de biscoitos e massas. Em 1992, a companhia passou a atuar na moagem de trigo em Fortaleza, instalando um segundo moinho no ano 2000 em Natal.

Em 2003 foram concluídos novos investimentos em uma unidade na Bahia para moagem de trigo e fabricação de biscoitos e massas. No mesmo ano, o grupo adquiriu a Adria Alimentos do Brasil Ltda., com quatro unidades industriais: São Caetano do Sul (SP), Jaboticabal (SP), Lençóis Paulista (SP) e Bento Gonçalves (RS). Em 2005, iniciou operações em Cabedelo, na Paraíba e em 2008 comprou 100% das cotas do capital da Indústria de Alimentos Bomgosto Ltda., em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Em 2011, a companhia fez novas aquisições: a NPAP Alimentos S/A, que atua em diversas regiões do Nordeste e é proprietária da centenária marca Pilar, e também a J. Brandão Comércio e Indústria Ltda. além da Pelágio Participações S.A., localizadas em Maracanaú, interior do Ceará. Em 2012, adquiriu o Moinho Santa Lúcia Ltda., empresa que atua na moagem de trigo e fabricação de derivados, além da industrialização e comercialização de biscoitos e massas alimentícias em geral.