Governo do Estado contempla artesãos de Diamantina com Carteira do Trabalhador Manual

Entrega da Carteira do Artesão e do Trabalhador Manual, na quarta-feira (21/2), em Diamantina

Dezenas de profissionais de Diamantina, no Território Alto Jequitinhonha, receberam, nesta semana, a Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual. O título é concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Artesanato da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).

A partir do trabalho do Núcleo de Artesanato da Seedif, o Estado realizou o cadastro de mais de 50 artesãos da cidade, além de ouvir e identificar as demandas dos profissionais para valorizar o artesanato mineiro.

A carteira do artesão possibilitará ao trabalhador manual ter acesso a aulas de capacitação, feiras e eventos ligados ao artesanato. O subsecretário da Seedif, Pedro Leão, destacou a importância do título para os artesãos.

“Minas Gerais é rica em cultura e o artesanato faz parte deste conjunto, sendo fonte de renda para muitas famílias do estado. Em Diamantina não é diferente, que se caracteriza como uma cidade turística que movimenta toda a população. A Carteira do Artesanato regulamenta a atividade manual e abre mais oportunidades para os artesãos do estado”, disse.

Por meio da Seedif, o Governo do Estado intensificou o cadastro dos artesãos em todo o estado, a partir dos Fóruns Regionais e mutirões de cadastramento. Em 2017, foram mais de 2.000 artesãos cadastrados, número 75% maior do que no ano anterior. Desta forma, o Governo  contemplou todas as regiões do estado, além de valorizar o trabalhador e o artesanato local.

Mais Artesanato

A ocasião de entrega das carteiras também propiciou a  realização da 1ª Roda de Conversa do Projeto Mais Artesanato, em Diamantina. O programa do Governo de Minas Gerais, executado via Seedif, é a primeira política pública do artesanato no Estado.

Lançado em dezembro do ano passado, o programa tem como objetivo coordenar as ações que vão incentivar a formalização e a organização da cadeia produtiva formada por artesãos e associações.

Poucos dias depois de lançada a estratégia, um edital já foi disponibilizado com proposito de fortalecer e fomentar as cooperativas e associações de artesanato em Minas Gerais. O investimento, por parte da Codemig, é de R$ 1,8 milhão e a estimativa é de beneficiar 720 artesãos, 80% deles em comunidades no interior do estado.

A ação na cidade do Alto Jequitinhonha aconteceu em parceria com a Prefeitura de Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio.

Além dos artesãos agraciados pelo título, estiveram na cerimônia o subsecretário da Seedif, Pedro Leão, a secretária municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Horta, o prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, entre outros convidados.