Serviço ofertado pela Central de Autônomos garante segurança para trabalhadores e solicitantes

Projeto oferecido por meio da Sedese busca aproximar oferta e demanda por serviços de profissionais autônomos

imagem de destaque
Diaristas recebem qualificação profissional em curso ofertado por servidores da Sedese
  • ícone de compartilhamento

A ajuda de uma diarista é sempre bem-vinda, seja para organizar os espaços das residências, ou mesmo dos ambientes de trabalho. Neste fim de ano, então, caprichar na arrumação da casa é fundamental, tanto antes, quanto depois das festas, visitas e confraternizações.

Interessados em contratar esse serviço podem entrar em contato com a Central de Autônomos, um projeto da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), que busca aliar a demanda por serviços de profissionais autônomos com a oferta.

Foi a partir da central que Sara de Lima, de Belo Horizonte, encontrou uma diarista, acionada por conta da indisponibilidade da trabalhadora que já a atendia. "A profissional veio e não teve problema nenhum. Uma pessoa muito boa", conta Sara.

A Central de Autônomos realiza a intermediação junto a profissionais capacitados para prestar um bom atendimento, que tenham referências nas áreas de faxina, cozinha, lavadeira, passadeira e serviços gerais.

Ao todo, são 154 diaristas cadastradas na capital. O valor do serviço é de R$ 100 para oito horas de trabalho em Belo Horizonte, mas cada município pode definir o valor adequado para sua realidade. Vale ressaltar que a hora extra e o valor da passagem são combinados diretamente entre o solicitante e a diarista.

Serviço diferenciado

Para o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Sedese, Bruno Ferreira, há diversas vantagens na contratação por meio da Central de Autônomos.

“Os profissionais cadastrados na Central apresentam vários documentos, entre eles cartas de recomendação e atestado de bons antecedentes", observa. No caso das diaristas, por exemplo, existe um curso de Competências Profissionais e Sociais para Diaristas, com duração de três dias. A capacitação, reforça Ferreira, as "qualifica para prestar um bom atendimento aos solicitantes do serviço”, esclarece.

Nesse curso, em especial, os profissionais aprendem dicas de comportamento no trabalho, marketing pessoal, ética profissional, comunicação, como administrar o tempo, segurança no trabalho, entre outros assuntos relacionados.

A contadora, Marli Aparecida da Silva, contrata profissionais pela central há aproximadamente oito anos. Ela sempre solicita o serviço de diarista, seja para sua residência, seja para o escritório e, por ter ficado tão satisfeita, recomenda frequentemente para outras pessoas. 

“Eu me sinto mais segura ao chamar alguém por esse serviço, porque tem referência do endereço da pessoa que me atende, são profissionais que recebem um treinamento. A gente tem uma comodidade nesse tipo de contratação e o valor é bom para o serviço que é executado”, destaca.

Bom para todos

Margarida Cândida da Silva, de Nova Contagem, está inscrita no serviço há 30 anos. Ela trabalha como passadeira, diarista e faz serviços gerais. Quando começou a trabalhar pela Central de Autônomos, seus filhos eram crianças. Essa atividade permitiu que Margarida pudesse aliar a vida profissional com os afazeres do lar.

Aos 62 anos, Margarida conta que sempre foi muito bem recebida nas residências e elogia a capacitação recebida. “O curso foi fantástico e é uma segurança para os dois lados”, diz.

 

Para solicitar um dos serviços ofertados pela Central de Autônomos, basta ligar para telefone (31) 3916-9077, de 8h às 15h.



Últimas