Governo divulga balanço das ações de apoio ao artesanato no Norte e Nordeste do estado

Levantamento foi apresentado nesta segunda-feira (19/3), Dia do Artesão. No ano passado, segundo dados do Sistema Sedinor/Idene, a ação Artesanato em Movimento atendeu 975 artesãos e capacitou 109 alunos em cursos de reciclagem

Programa Artesanato em Movimento é estratégia do Governo do Estado, por meio do sistema Sedinor/Idene, para fomentar o artesanato no Norte e Nordeste de Minas Gerais (Crédito: Mauricio Gomes/Idene)

O trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), e seu órgão executor, o Idene, a exemplo de outras ações executadas via Codemig, Seedif e outros órgãos estaduais, tem contribuído para fomentar o setor.

Nesta segunda-feira (19/3), data em que é celebrado o Dia do Artesão, o sistema Sedinor/Idene aproveitou para divulgar o resultado das ações que foram desenvolvidas, em seu contexto, no ano passado.

Por meio do programa Artesanato em Movimento, investiu-se cerca de R$ 290 mil em logística de apoio à comercialização do artesanato regional. A ação beneficiou 975 artesãos do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Ao todo, foram comercializados mais de R$ 680 mil em produtos artesanais feitos de matérias primas como capim dourado, sempre viva, couro, palha de milho, madeira, algodão, papel e barro.

Esse número contabiliza as vendas em eventos e feiras, que também proporcionam a comercialização em outras ocasiões. E o impacto das ações se reflete nos depoimentos de artesãos da região.

"Para nós da Associação de Artesãos de Santa Cruz de Chapada do Norte (Arca) é uma honra poder falar do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e sua coordenação do Artesanato em Movimento. Sem o apoio dessa instituição, nós do Vale do Jequitinhonha não teríamos como participar das maiores feiras da Brasil", destaca a presidente da Arca, Adriane Coelho.

"Agora, temos garantido espaço em feiras de todo Brasil. Além disso, o Idene assume o transporte das peças que é feito com muita organização e cuidado. Viva o artesão, viva o Idene, viva a cultura popular do Vale do Jequitinhonha”, complementa Adriane, lembrando que essa ação ajuda centenas de famílias a encontrar no artesanato uma fonte de trabalho e renda.

Para o secretário da Sedinor, Nondas Miranda, o apoio aos artesãos é muito importante para fomentar a atividade na área de atuação do sistema Sedino/Idene. “O exemplo do empenho do Governo é o lançamento do Plano Quadrienal de Desenvolvimento do Artesanato de Minas Gerais, que irá consolidar o avanço do segmento no estado”, afirma.

O diretor-geral do Idene, Gustavo Xavier, afirma que a criação de oportunidades para a comercialização de produtos artesanais é um constante pedido do governador Fernando Pimentel. “O escoamento da produção é ainda a maior dificuldade encontrada pelos artesãos do nosso Estado, por isso, o nosso Governador não tem medido esforços para dar oportunidade para esse seguimento, mantendo viva esta tradição”, diz.

Oficinas

Além do apoio a eventos e o esforço para dar mais visibilidade ao setor, 109 alunos foram capacitados por oficinas de reciclagem de jornal. Desses alunos, alguns já estão participando de feiras e eventos, e gerando renda por meio das vendas.

É o que aconteceu, por exemplo, com Márcia Rodrigues, moradora de Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha, que participou dessa atividade e teve a chance de aprender um novo ofício. Hoje, ela já produz peças de decoração para comercializar, como cestinhas, bonecas, porta pratos, e objetos decorativos que servem para guardar flores.

“Já tenho muitas encomendas e também pretendo criar peças novas. Desde que aprendi as técnicas de criação das peças, têm pessoas que me procuram para também saberem como que faz”, conta.

De acordo com o coordenador do projeto Artesanato em Movimento, Ronaldo Lima, e também instrutor responsável pelas oficinas de reciclagem, o objetivo desta iniciativa é incentivar a prática do artesanato. “A nossa intenção é mostrar que o jornal, que todo mundo descarta, se transforma em obras que podem gerar renda familiar, além de ser uma terapia ocupacional”, esclarece.

Ronaldo Lima lembra que, atualmente, o sistema Sedinor/Idene e a Seedif têm uma importante e consolidada parceria no intuito de fomentar o segmento, gerando renda e divulgando a cultura das regiões Norte e Nordeste do Estado.

Artesanato em Movimento

A iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento do Norte e Nordeste e busca promover o apoio aos artesãos em feiras e eventos que fomentem a abertura de novos mercados, criando demanda e fortalecendo a atividade, com foco na preservação, valorização e divulgação.

As ações são dirigidas aos municípios da área de abrangência do sistema Sedinor/Idene, com apoio da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).

​No calendário dos eventos que tiveram apoio no contexto do programa Artesanato em Movivmento estiveram: 9° Salão de Artesanato; Dia do Artesão; Fóruns Regionais; Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes); 18° Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Recife-PE; 34° Festival de Cultura popular do Vale do Jequitinhonha (Festivale); 13ª Feira Mineira de Artesanato em Tiradentes-MG; 1ª  Feira de Artesanato de Almenara; 22ª Feira Nacional da Indústria e Comércio (Fenics); 1ª Feira de Artesanato do Norte e Jequitinhonha (Fanj); Feira de São Lourenço; e 28ª Feira Nacional de Artesanato.