Governo distribui kits de irrigação para garantir a inclusão socioprodutiva

Ação no Território Vale do Rio Doce integra a Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo, coordenada pela Sedese

O Governo de Minas Gerais está intensificando as ações para minimizar a pobreza rural e garantir a inclusão socioprodutiva dessa população. Nesta quarta-feira (28/3), em Governador Valadares, no Território Vale do Rio Doce, ocorreu a entrega simbólica do kit de irrigação para agricultoras do município de Nova Belém.

A cerimônia foi realizada na regional da Federação das Indústrias em Governador Valadares. Ao todo, já foram disponibilizados mil kits para 81 municípios no estado. O evento fez parte das ações da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo – Novos Encontros, coordenada no Estado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Crédito: Divulgação/Sedese

Solange Oliveira, uma das agricultoras que recebeu o kit, pretende ampliar a plantação de hortaliças no sítio de três alqueires que possui com o marido na cidade de Mendes Pimentel.

“Nós já instalamos a caixa d'água  e estamos preparando a terra. Vamos começar a plantar daqui a um mês. Esse kit chegou em ótima hora. Vamos plantar as sementes. Precisamos nos reunir para definir o que cada agricultor da região vai plantar. Nossa intensão é vender os produtos na feira da cidade”, conta.

Os kits são compostos por uma caixa d’água de 500 litros com tampa, tubo gotejador, filtro, registro e conectores. Eles foram adquiridos no ano passado e várias famílias já estão com o sistema em funcionamento. A entrega dos produtos, coordenada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), começou em novembro de 2017.

Dos mil kits distribuídos até agora, 410 famílias de 30 municípios estão nos territórios priorizados pela Estratégia Novos Encontros. As ações fazem parte do projeto Irriga Minas, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pela Emater-MG, em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa).

“A Estratégia Novos Encontros é um esforço de mais de 20 órgãos do Governo de Minas Gerais com ações coordenadas e articuladas, que visa promover o acesso a serviços, inclusão produtiva e melhorar as condições de infraestrutura da população que vive no campo, com prioridade para quilombolas, indígenas e assentados. Possibilitar à população vulnerável do campo o acesso à água para a produção, permite às famílias plantarem mais, com tecnologia ambientalmente sustentável, o que traz resultados para uma alimentação mais saudável da família e, com o excedente, a comercialização dos alimentos”, explica a secretária da Sedese, Rosilene Rocha.

No território Vale do Rio Doce estão sendo distribuídos 300 kits, beneficiando famílias dos municípios de Aimorés, Capitão Andrade, Central de Minas, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Frei Inocêncio, Galiléia, além de Governador Valadares, Itabirinha, Itanhomi, Mantena, Mendes Pimentel, Nova Belém, Resplendor, Santa Rita do Itueto, São Félix de Minas, São Geraldo da Piedade, Sardoá e Tumiritinga.
Estratégia Novos Encontros

A Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo, também conhecida como Novos Encontros, lançada pelo governador Fernando Pimentel em junho de 2016, é o resultado do esforço do Estado para articular ações, programas e projetos de 11 Secretarias de Estado e nove entidades parceiras, com o objetivo de enfrentar um dos desafios mais complexos da atualidade: a pobreza no campo.

Dentre as ações está o Programa Irriga Minas, que busca fomentar e apoiar o desenvolvimento da agricultura irrigada, bem como respeitar as condições territoriais, climáticas e socioambientais, promovendo assim o uso adequado das águas para as diversas finalidades.

Até 2017, o Governo de Minas Gerais investiu R$ 262.466.670 nas ações da Estratégia e, para 2018 está previsto o investimento de R$ 202.918.951.

Entre as principais entregas estão o atendimento de mais de seis mil famílias com eletrificação rural, distribuição de sementes para cerca de 70 mil agricultores familiares e atendimento de quase 30 mil alunos com oferta de educação integral nas escolas do campo.