Governo de Minas Gerais promove atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Sedese prepara palestras, distribuição de materiais gráficos informativos e mobilização em escolas durante todo o mês de março

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) preparou uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Durante todo o mês, técnicas da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (Cepam) vão participar de eventos em vários municípios mineiros. Palestras, distribuição de materiais gráficos informativos e mobilização em escolas são algumas atividades preparadas pelos municípios de Boa Esperança, Paracatu, Ibirité, Ponto dos Volantes, Ribeirão das Neves, Carlos Chagas, Itaguara, Brumadinho, Uberaba e Araçuaí.

Já na Cidade Administrativa, sede do governo estadual, a secretaria preparou várias ações durante os dias 9 e 17 de março. Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), será proferida uma palestra sobre os desafios e conquistas da mulher pós-moderna. Os servidores públicos terão à disposição um estande com informações sobre “Saúde Ocupacional” e uma arte de grafite será realizada ao vivo em um painel instalado no hall de entrada de um dos prédios da Cidade Administrativa.

A Subsecretaria de Direitos Humanos vai exibir o filme “Que bom te ver viva”, seguido de debate. O filme, da diretora Lúcia Murat, baseia-se nos depoimentos de mulheres que participaram da militância política de esquerda no Brasil, entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, e foram torturadas no regime militar. Há também depoimentos de parentes e amigos, imagens que registram o cotidiano familiar e do trabalho contemporâneo à realização do filme, bem como fotos e material jornalístico da época da repressão política.



Últimas