Governador Fernando Pimentel preside solenidade de entrega da Medalha Dom Pedro II

Comenda marca o Dia Nacional dos Bombeiros; este ano, 86 personalidades foram agraciadas com a Medalha da Ordem do Mérito

imagem de destaque
Solenidade de entrega da Medalha Dom Pedro II ocorreu, nesta sexta-feira (30/6), em Belo Horizonte
  • ícone de compartilhamento

Em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, celebrado em 2 de julho, o governador Fernando Pimentel presidiu. nesta sexta-feira (30/6), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a solenidade de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II e a Comenda Bombeiro Honorário 2017. Este ano, foram 86 agraciados.

Em discurso, Pimentel parabenizou a corporação pelos serviços prestados à população ao longo da sua história. “Nesses mais de 100 anos, os bombeiros e bombeiras conquistaram a simpatia, respeito e admiração de todos os mineiros, pelo seu trabalho, garra, denodo, empenho, heroísmo. Parabéns pela sua trajetória. Parabéns também aos agraciados aqui com a medalha Dom Pedro II, condecoração mais nobre que o Bombeiro Militar designa e sempre escolhida com muito critério, com muita justiça pelo conselho da medalha”, afirmou.

Criada em 2002, a honraria homenageia personalidades civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros, além de instituições que, com suas atividades profissionais, contribuíram para o engrandecimento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O governador ressaltou como Minas Gerais tem superado as dificuldades e citou algumas entregas feitas ao Corpo de Bombeiros durante a sua gestão.

“Podemos celebrar, nesse ano de tantas dificuldades, de tantas adversidades no nosso país, um clima de harmonia que, em Minas Gerais, tem servido para continuar prestando bons serviços públicos à nossa população. Com harmonia, dedicação, com o empenho que temos tido no nosso governo, mas também com a valorosa colaboração dos Três Poderes, estamos buscando construir um bem comum em Minas Gerais”, destacou Fernando Pimentel.

“É por isso que, mesmo com déficit, mesmo com dificuldades financeiras, nós temos conseguido avançar. Conseguimos, por exemplo, entregar mais de 200 novas viaturas de 2015 até hoje. Inauguramos uma nova academia em Contagem, que está contribuindo para a formação de 500 novos integrantes da corporação, que vão terminar o curso em dezembro e estarão bem preparados envergar a farda gloriosa do Bombeiro Militar de Minas Gerais. Isso não é fácil. Se nós olharmos no entorno, o restante do Brasil não pode ter a alegria de celebrar esses feitos, que vistos de longe podem até parecer pequenos, mas não são”, disse o governador. 

Também compareceram ao evento o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel BM Cláudio Roberto de Souza, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, o procurador geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, o comandante da 4ª Região Militar, general-de-divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cláudio Couto Terrão, o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiró de Lourdes e o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto.

Os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Epaminondas de Miranda, também participaram do ato, ao lado dos deputados estaduais Bosco, Missionário Santiago e Noraldino Júnior, e do prefeito de Sabará, Wander Borges.



Últimas