Gincanas de prevenção às drogas em Sete Lagoas mobilizam 600 alunosGincanas de prevenção às drogas mobilizam 600 alunos em Sete Lagoas

Município é o segundo a receber a maratona de ações de prevenção. Já estão previstas atividades em mais 12 municípios do estado

Em clima de diversão, 600 jovens da rede pública de ensino de Sete Lagoas participaram de um dia repleto de gincanas e competições. As vozes ecoavam um único grito de guerra: o combate às drogas. Por meio de atividades lúdicas que estimulam a solidariedade, criatividade, companheirismo, saúde e educação, eles foram conscientizados sobre os malefícios do uso de álcool e outros entorpecentes.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou a maratona, por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), em parceria com a prefeitura. A subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães, conta que tem desenvolvido diversas ações de prevenção no estado, dando especial atenção a esse público jovem.

“Temos que focar, principalmente, na prevenção de álcool e cigarro. São drogas lícitas, de fácil acesso, que provocam dependência e podem servir de porta de entrada para outros entorpecentes”, destacou a subsecretária.

Para alcançar as metas propostas, os adolescentes tiveram que trabalhar em conjunto, por meio de equipes. “As provas podem ser conquistadas de maneiras diferentes, dependendo das escolhas dos integrantes. Também é assim que funciona a nossa vida. Tomamos decisões que refletem no nosso futuro, de forma positiva ou não”, disse aos alunos o diretor de Projetos Temáticos de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas da Sesp, Júlio Oliveira.

O troféu

Thauany Oliveira, de 16 anos, foi líder da equipe que conquistou o primeiro lugar na competição da manhã de quarta-feira (7/6). Em nome do grupo, ela emocionou os presentes dedicando o troféu à diretora da Escola Municipal Fleury Costa Figueiredo e seus professores. “Vocês são responsáveis por diversas conquistas em nossas vidas. Estão sempre dispostos a nos orientar com carinho e amor”, disse a aluna aos docentes.

Encontro Regional de Políticas Sobre Drogas

Para estimular a criação de Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas, no mesmo dia, também ocorreu no município o “Encontro Regional de Políticas Sobre Drogas”, com a presença de prefeitos e secretários municipais da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Sete Lagoas. Segundo Patrícia Magalhães os Conselhos são instrumentos importantes para a criação de políticas públicas. “Através deles, os municípios podem criar suas politicas de forma pontual e articulada”, ressaltou.