Conselho Estadual de Assistência Social realiza primeira Plenária do ano em Belo Horizonte

No encontro, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, reforçou o compromisso pela melhor gestão do Sistema Único de Assistência Social

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) promoveu, nesta terça-feira (3/3), a primeira plenária de 2015. O evento, que ocorreu no Teatro da PUCMinas, em Belo Horizonte, contou com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, da secretária adjunta da Sedese, Rosilene Cristina Rocha, da subsecretária de Estado de Assistência Social, Simone Aparecida de Albuquerque, além da participação efetiva dos representantes de entidades e Conselhos Municipais de Assistência Social.

O primeiro encontro do Conselho marcou a posse da nova presidente, Simone Albuquerque, que assume a função interinamente, até a realização das eleições do Ceas, prevista para este mês de março. Neste mandato, a presidência ficará a cargo da sociedade civil. O Conselho, que tem composição bipartite, reúne 10 membros titulares do Governo do Estado e outros 10 da sociedade civil.

Na ocasião, o secretário André Quintão ressaltou a qualificação da equipe de governo para enfrentar os desafios encontrados atualmente em Minas. “Agora é o momento de valorizar as pessoas que entendem e conhecem das políticas públicas. Nós vamos montar uma equipe para fazer a melhor gestão possível do Sistema Único de Assistência Social em Minas Gerais e contamos com o apoio de todos. Este é o nosso compromisso”, declarou aos conselheiros.

Apoio aos municípios

“Até o final do ano, a Assembleia vai votar o plano plurianual 2016/2019 e esperamos que as prioridades, discutidas na Conferência Estadual, sejam inscritas neste planejamento de médio prazo no Estado” observou o secretário, em outro momento da plenária. André Quintão salientou, ainda, a necessidade de integração das políticas públicas para ampliar a atuação em todo o Estado e fez uma exposição sobre a atual situação do Piso Mineiro de Assistência Social. A melhor aplicação dos recursos para os municípios, segundo Quintão, está entre as prioridades defendidas pela Sedese.

Em seu pronunciamento, a secretária adjunta da Sedese, Rosilene Rocha, ressaltou a presença e atuação dos conselhos municipais e estadual em favor das ações para o desenvolvimento social em Minas.  “O Estado tem que servir os municípios, tem que acompanhar e fazer assessoramento técnico e não dizer que tudo o que vai mal é culpa dos municípios, temos que inverter essa lógica”, afirmou.

Também participaram da plenária, o presidente do Cogemas-MG, Jaime Luiz Rodrigues Junior; a promotora Paola Domingues, coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude;  Hermellis Messias Tirado Campos,  1º secretário do Conselho Estadual de Assistência Social e Júlio César de Oliveira Brum,  2º secretário do Conselho Estadual de Assistência Social; Volney Lopes de Araújo Costa, vice-presidente do Ceas;  Consolação Cifani da Conceição, secretária executiva do Ceas; Maria da Consolação Gomes Castro , chefe do Departamento de Serviço Social da PUCMinas e Celso Renato Dutra , assessor técnico da Escola de Contas e Capacitação do Tribunal de Contas de Minas Gerais.