CICC móvel participa de operação do Corpo de Bombeiros Militar em Contagem

Blitz educativa vistoriou cerca de 400 pontos comerciais e contou com a estrutura tecnológica do CICC Móvel para agilizar o registro das ocorrências

Aproximadamente 200 bombeiros participaram da vistoria de cerca de 400 estabelecimentos em Contagem

Durante toda a manhã desta quarta-feira (30/8), o caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) - o CICC Móvel (CICCM) - participou da operação “Alerta Vermelho” do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Eldorado, em Contagem. Na ação, equipes de bombeiros militares visitaram estabelecimento para orientar comerciantes sobre medidas para diminuir os riscos de incêndios.

O diretor interino do CICC, Leonardo Caputo, acredita ser positiva a integração das instituições e que é importante aproveitar o legado das ferramentas tecnológicas que ficaram da Copa do Mundo e das Olimpíadas para auxiliar as forças de segurança do estado também nas operações cotidianas, e não somente em grandes eventos.

“Estamos aqui para agregar ao trabalho dos bombeiros, agilizando a geração de ocorrências e despachos através do sistema CAD, viabilizando a operação sem congestionar a rede de emergência, já que podemos usar toda a tecnologia disponível na carreta”, afirmou.

Nesta terceira etapa da operação, cerca de 200 bombeiros participaram da vistoria de, aproximadamente, 400 estabelecimentos em Contagem. Para isso, contaram com empenho do CICCM para agilizar os atendimentos no local da operação.

A subcomandante da Companhia de Prevenção do 2º Batalhão de Bombeiros de Contagem, tenente Vanessa Carneiro, explicou que a participação do CICC foi fundamental para o sucesso da operação, tendo em vistaque, sem a sua estrutura, a rede de atendimento de emergências do 193 acaba ficando congestionada para gerar o volume grande de ocorrências de uma operação como essa. E isso, segundo ela, poderia acabar prejudicando algum atendimento da população.

“A carreta no local nos auxilia muito, porque consegue dar o suporte em todo esse trabalho, colaborando 100% com o sucesso da operação”, avaliou.

A ideia da operação Alerta Vermelho é verificar se os comércios possuem equipamentos de segurança contra incêndio e pânico (extintores, saídas de emergência, sinalização de emergência, entre outros), e ensinar aos comerciantes como utilizá-los corretamente, além de incentivá-los a se adequarem ao previsto na legislação estadual contra incêndio e pânico.

Gerente de uma das lojas vistoriadas e também técnica em segurança do trabalho, Daniela Sandes, disse que consegue verificar se está tudo de acordo com as normas necessárias de segurança em seu estabelecimento, mas que a vistoria garante que todas as lojas estejam em ordem.

“São muito importantes essas vistorias educativas porque nem todos os estabelecimentos conhecem as regras. Às vezes, a gente garante a segurança do nosso local, mas a loja ao lado não está fazendo a parte dela, oque acaba colocando todos em risco”, disse.

Este ano, a operação Alerta Vermelho já foi realizada no hipercentro de BH, Venda Nova e simultaneamente nas regiões de Juiz de Fora, Uberaba, Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia, Varginha e Divinópolis.

Em Contagem, a operação contou com o apoio da Transcon, da Guarda Municipal de Contagem, da Prefeitura de Contagem e da Secretaria Municipal de Defesa Social.