Fernando Pimentel recebe professores mineiros premiados

Com projetos criativos, docentes da rede estadual foram vencedores da etapa regional do Prêmio Professores do Brasil

O governador Fernando Pimentel recebeu nesta segunda-feira (27/11), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, dois professores da rede estadual vencedores da etapa regional do Prêmio Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação.

A docente Gracielle Leite da Silva, da Escola Estadual Pedro de Oliveira, localizada no distrito de Ponte Alta de Minas, em Carangola, foi destaque na categoria Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização. Já o professor Adalgísio Gonçalves Soares, da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Minas Novas, foi destaque na categoria de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Anos Finais.

Para o governador, a premiação mostra a qualidade pedagógica dos projetos apresentados pelos professores. “São dois projetos que destacam a criatividade dos docentes mineiros e mostram que, mesmo com recursos escassos, mas graças ao empenho e à dedicação, a gente consegue bons resultados”, afirmou.

Projetos

Gracielle, que dá aulas para crianças de sete e oito anos, no ciclo da alfabetização, levou uma moradora antiga da comunidade para contar a história daquele local quando ela era criança. “A partir daí, buscamos realizar trabalhos junto com a comunidade, aproximando os pais da vida escolar e valorizando a cultura do campo. Os alunos aprendem melhor e se sentem mais interessados ao lidar com a realidade que eles conhecem”, disse.

O professor Adalgisio, que dá aulas de matemática para alunos do Ensino Médio, propôs que os alunos resolvessem os desafios da obra do matemático brasileiro Malba Tahan e, a partir de cada situação mostrada, as turmas elaboraram um curta-metragem. Os 12 filmes deram origem ao 1º Festival de Curtas de Minas Novas, no Território Alto Jequitinhonha.

“Se eu ficar no ensino tradicional da matemática eu perco os meus alunos. Mas, por meio dos contos do Malba Tahan, eles não estudaram só a matéria, mas tiveram contato com outros temas que eles geralmente não têm, como o roteiro, cenário, figurino”, completou.

Os dois professores da rede estadual seguem para São Paulo, onde vão participar da etapa final do prêmio Professores do Brasil, quando serão conhecidos os vencedores de cada categoria. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a data da etapa final, que seria no dia 6 de dezembro, foi adiada pelo MEC para o dia 18 de dezembro.