Antônio Andrade destaca promoção da paz na entrega da Comenda Chico Xavier

Homenagem foi prestada em Uberaba, cidade onde médium passou maior parte da vida

Antônio Andrade prestou homenagem à cidade que acolheu Chico Xavier

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, esteve em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nessa sexta-feira (10/6), onde participou da entrega da Comenda da Paz Chico Xavier. Dez pessoas e entidades que lutam pela promoção da paz e do bem estar social foram agraciados neste ano com a Comenda.  “Que todos os homenageados tenham a certeza de que prestaram grande serviços para a paz. Parabéns a todos vocês”, resumiu o vice-governador.

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, também destacou o papel dos agraciados. “Essa Comenda não foi instituída para homenagear os mais ricos, os mais poderosos, os políticos mais influentes. Ela tem uma especificidade de, mesmo no anonimato, termos que identificar as pessoas que promovem a paz em qualquer ambiente. Pessoas que muitas vezes não saem na mídia, mas que estão cuidando da criança, do idoso, do deficiente”, lembrou.

Antônio Andrade também prestou homenagem à cidade que acolheu Chico Xavier por mais de cinco décadas e que hoje é roteiro obrigatório para o turismo religioso no país, além de ser considerado “celeiro” do Estado. “Uberaba está guardada no coração de toda Minas Gerais. Município que mais produz grãos e cana-de-açúcar no estado, além de outros fatores importantes como a genética do zebuíno, que é internacionalmente reconhecida”, afirmou.

O orador oficial da cerimônia, o ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo, citou o sucesso editorial de Chico Xavier, que teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos em todo o país, e disse que é necessário beber na fonte dos ensinamentos do espiritualista no atual momento político do país.

“Quando miramos uma figura de exemplo como Chico Xavier, com sua capacidade, com o dom que recebeu quase que superior e que não é dado a todos, e carregado de humildade, compaixão pelo semelhante, de renúncia e sacrifício, capacidade de doação. Esse é o exemplo que justifica a atualidade da Comenda da Paz Chico Xavier: não sucumbir diante da intolerância, do ódio, da mesquinharia. A humanidade não foi feita para trilhar esse caminho”, disse.

Também participaram do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, além de prefeitos e demais lideranças regionais.

Homenagem

A Comenda da Paz Chico Xavier foi instituída pelo Governo do Estado em 1999 e tem como objetivo premiar pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz e do bem estar da sociedade, além de homenagear a obra social e mensagens de paz do médium, que faleceu em junho de 2002.