Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante solenidade de entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida Três Corações

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

Bom dia a todos!

Vou ser muito breve para dizer duas coisas para vocês.

Primeiro, um sentimento de alegria muito grande que eu quero compartilhar com vocês. Vocês sabem que este mês foi difícil para Minas Gerais. Nós tivemos aquele desastre terrível lá em Mariana, com perdas de vidas humanas, com perdas de patrimônio, dois povoados, Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, foram praticamente extintos pelo desabamento da barragem. E nós estamos tendo um problema gravíssimo ecológico, ambiental, no Vale do Rio Doce inteiro, na calha do rio Doce inteiro, até a chegada dele ao mar, lá no Espírito Santo. Nós estamos enfrentando isso, estou me ocupando disso pessoalmente, diariamente, eu vou sair daqui hoje e vou para Brasília me reunir com o governador do Espírito Santo, nosso amigo Paulo Hartung, e com a presidenta Dilma Rousseff, que nos convocou para tomarmos algumas medidas e algumas decisões relativas á recuperação do rio Doce. Vai ser um trabalho longo, persistente, mas nós temos de enfrentar.

Então, foi um mês muito difícil, com muitas noticias ruins. E, em um mês assim, eu sempre me lembro de um conselho que eu recebi de um amigo de saudosa memória, o doutor Célio de Castro, que foi prefeito de Belo Horizonte. Eu convivi muito tempo com o doutor Célio na Prefeitura, e ele era um homem de uma sabedoria muito grande. Uma experiência de vida muito grande. Foi médico de pronto-socorro por muito tempo. Era de uma sabedoria pessoal imensa. Eu aprendi muito com ele. E um dia ele me disse uma coisa que me marcou muito, e eu queria compartilhar com vocês. Ele me disse: olha, Pimentel, você vai ter uma carreira política longa, você é mais novo do que eu, então eu vou lhe dizer uma coisa que é importante você saber. A vida pública tem muitos aborrecimentos. Vão dizer muita mentira contra você, muita calúnia, muita acusação falsa, você vai sofrer muitos ataques. A vida pública não é fácil. Mas, de vez em quando, você vai ter uma alegria. Uma alegria grande. Quando você tiver esta alegria, agarre-se a ela. Pegue firme na alegria. E fique com ela, atravesse uma semana, quinze dias, um mês, até ter outra alegria para você poder suportar a carga de criticas e de cobranças que a gente tem de enfrentar na vida pública.

Então, hoje aqui eu estou tendo a minha alegria deste mês. Poder entregar quase 800 casas do Minha Casa, Minha Vida, esse programa maravilhoso que começou com o presidente Lula, continua com a presidenta Dilma e, se Deus quiser, não vai terminar enquanto nós tivermos um único brasileiro ou brasileira, uma única família sem casa própria. Este é um compromisso que nós temos de ter. Nós não podemos andar para trás. O Brasil avançou muito. O Brasil criou programas com o presidente Lula, com a presidenta Dilma, que de fato estão melhorando a vida da nossa gente, do nosso povo. Isso não pode terminar. É o Minha Casa, Minha Vida, é o Prouni, é o Fies, é o Ciência Sem Fronteiras, é o Pronatec, tantos programas na educação, os programas sociais, o Bolsa Família, tantos programas que estão de fato transformando este país em um país justo, em um país solidário, em um país com renda distribuída e que tenha oportunidade para todos. Tem gente que quer acabar com isso, que quer fazer o país andar para trás, e nós não vamos permitir uma coisa dessa. Então, quando começarem a falar de crise, quando a gente vê essas notícias no jornal, na televisão, só notícia ruim como se o Brasil estivesse acabando, vamos reagir da forma que nós sabemos fazer. Trabalhando! Isso aqui (a entrega das casas) é trabalho. Trabalho da Caixa Econômica, dos ministérios da presidenta Dilma, do Governo do Estado, da prefeitura. É com trabalho que a gente enfrenta crise. Não é falando notícia ruim, não é fazendo crítica injusta, não é fazendo acusação faltas. Se tem crise, nós vamos enfrentá-la. O povo brasileiro é forte o suficiente para sair de qualquer situação de dificuldade. Com trabalho, com determinação, com sinceridade, com humildade, que é importante para todo homem público.

Estou muito feliz, e é esta alegria que eu queria compartilhar com vocês na manhã de hoje. De estar aqui no Sul de Minas, de estar com vocês em um dia de festa para todo mundo que está aí recebendo uma casa. A minha alegria de estar aqui é imensa e vai me ajudar muito a atravessar mais um mês, quem sabe de mais dificuldade, de luta, de sofrimento. É assim que é a vida, e assim que nós temos que enfrentá-la. E eu quero terminar falando de outro sentimento que é comum a todos nós. O sentimento de esperança. Quando eu vejo aqui esta gente trabalhadora, honesta, correta, hospitaleira do Sul de Minas, tenho certeza de que estamos colocando o Estado no rumo certo. Com trabalho, com dificuldades, eu sei, as prefeituras, estão aqui os prefeitos, estão passando um período de muita dificuldade, como o próprio Governo do Estado também está, mas nós não vamos esmorecer.

Eu quero assumir um compromisso com vocês, aqui em Três Corações: o Sul de Minas tem muitas demandas que nosso governo recolheu ao longo deste ano nos fóruns regionais que fizemos. Fizemos 17 fóruns regionais. Aqui no Sul de Minas, fizemos dois, pelo menos dois, porquê a região foi subdividida, e recolhemos as demandas do Sul inteiro. Então, nós conhecemos as demandas. Nós não temos dinheiro sobrando, o dinheiro está é faltando, mas, com o pouco que temos, vamos priorizar as demandas que a população apontou durante os fóruns regionais. E eu assumo o compromisso de, até final deste mandato, fazer a segunda ponte para São Tomé das Letras. Eu tenho certeza que esta é uma demanda da região, como é também a duplicação da estrada que liga a BR-381 até Varginha, que nós também vamos fazer.

Eu queria terminar com falando de esperança. Não é crise que vai nos abater e nem nos tirar do rumo certo. E nós sabemos qual é o rumo. O rumo é aquele que vocês, que o povo determina para nós. Nós estamos aqui porque vocês nos colocaram aqui, e nós vamos manter o rumo. Buscar um Estado justo, equilibrado nas suas finanças, mas atendendo pontualmente caso a caso as demandas da população. Se Deus quiser, e Deus vai nos iluminar neste caminho, nós vamos chegar lá.

Muito obrigado a todos.


outros áudios