Pronunciamento do Governador Fernando Pimentel na formatura de peritos e médicos legistas da Polícia Civil

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

Boa tarde a todos e a todas.

Estamos felizes por este dia. Nós temos, de fato, uma grande consideração com a corporação da Policia Civil. A segurança pública está no eixo da nossa preocupação de governo. E sabemos que o trabalho da segurança pública só será bem executado se nós tivermos uma Policia Civil bem equipada, bem remunerada, estruturada, eficiente e bem treinada.

A outra palavra que queria dizer aqui é de alegria. Aí, eu peço licença modestamente aos formandos e formandas, e aos seus familiares e amigos, para compartilhar a alegria tão bonita de vocês aqui, na tarde de hoje, por estarem ingressando de forma tão segura e tão digna na carreira da Policia Civil de Minas Gerais.

Vocês estão entrando numa instituição que, acima de tudo, é respeitada. Não é temida. A polícia não deve ser temida, mas deve ser respeitada. A Polícia Civil de Minas Gerais é respeitada e admirada, mesmo fora das fronteiras do nosso Estado. Eu quero crer que a chegada de vocês, médicos e médicas legistas, peritos e peritas criminais, vai contribuir muito para que esse respeito e admiração continue, cresça e se consolide.

O que o povo mineiro quer é uma segurança de boa qualidade e é isso que queremos proporcionar. Hoje, o trabalho da Policia Civil, bem como também o da Polícia Militar, cada um dentro de sua atribuição, mas trabalhando coordenadamente na mesma direção, está melhorando o ambiente da segurança de Minas Gerais, e os números, os indicadores, já mostram isso. 
Então, é com muita alegria, portanto - volto a repetir essa palavra, que é a palavra da tarde de hoje - que eu saúdo vocês no ingresso dessa carreira. Estão entrando de forma muito digna e muito bonita numa carreira muito promissora.

E agora, encerrando, gostaria de justificar a presença do governador também nessa cerimônia como uma homenagem à corporação da Policia Civil. A todos os policiais civis, de todas as carreiras da instituição, pelo trabalho que fazem, por aquilo que contribuem para a segurança do nosso estado. 

Vamos, juntos, lutar pela paz, pela justiça, pela dignidade, por uma polícia que saiba trabalhar com isenção, respeitando os direitos humanos, mas que, acima de tudo, que seja eficiente no combate ao crime. E que proporcione a Minas Gerais aquilo que Minas Gerais merece: segurança para nós, nossos filhos, nossos netos. Que seja assim. Que Deus ilumine vocês e os proteja na carreira que começa hoje.

Muito obrigado a todos.


outros áudios