Discurso Governador Fernando Pimentel na solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont

download do áudio

Santos Dumont - 29/10/2015

Bom dia a todos!

Permitam-me que eu fale aqui, inicialmente, como cidadão, mais do que como governador. Cidadão que, assim como tantos outros, certamente como todos que estão aqui, trabalha pelo Brasil e por Minas Gerais, no meu caso por verdadeira obsessão.

Desde a juventude já remota tenho buscado obsessivamente mais desenvolvimento, mais liberdade e mais justiça em nosso país. Essa busca sempre teve a inspiração e o exemplo de Alberto Santos Dumont. A ousadia e a coragem do maior inventor brasileiro de todos os tempos nos emociona ainda hoje. Ao fazer voar o então frágil 14 Bis, Santos Dumont tornou possível o que era síntese do impossível naquele início do Século 20. O exemplo deixado por ele é o de jamais esmorecer na realização dos sonhos.

Muito mais do que voar pelo céu de Paris, o 14 Bis representou a vitória da persistência, da luta pelo sonho, da recompensa do trabalho árduo, do empreendedorismo, enfim, de valores tão desejados hoje e sempre.

Santos Dumont semeou caminhos, abriu portas, encurtou distancias. Ele é a expressão da nossa capacidade inventiva, do nosso poder de superação dos obstáculos. E é esse o exemplo que devemos trazer para os dias de hoje. Apostar na realização dos sonhos e lutar por eles, ousar para tornar possível o que for necessário na construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna. E os sonhos coletivos, os sonhos sonhados juntos ficam mais próximos de se tornarem realidade. Enfrentados coletivamente, os obstáculos são menores, a coragem para correr risco é maior, assim como a fé para concretizar os ideais.

Por isso, além de referenciar Santos Dumont, estamos todos aqui juntos para sonharmos com um Brasil e uma Minas Gerais melhores.  Cada um de nós aqui, em cada canto do Brasil e de Minas Gerais, tem um papel importante nesse sonho, inspirados pelo exemplo do nosso patrono de hoje. Não permitiremos que as dificuldades do momento, por maiores que possam ser, paralisem as nossas ações.

E é isso que estamos fazendo no Governo de Minas Gerais. Desde o início do ano, convidamos todos os mineiros e mineiras a sonhar com um Estado melhor e, mais do que isso, a ajudar na construção desta meta. Aos poucos, isso vai ganhando corpo e se tornando realidade. Agora mesmo, no início da semana, encaminhamos à Assembleia Legislativa as contribuições recolhidas nos Fóruns Regionais de Governo para a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental. Esse documento, pela primeira vez na história do Estado, nasceu a partir de um amplo debate realizado em todos os 17 territórios de Minas Gerais, com a participação de mais de 25 mil pessoas.

Agora, convocamos os mineiros e as mineiras para um novo diálogo, sempre na direção do sonho de construir um Estado melhor. Estamos iniciando a revisão da nossa legislação ambiental com um projeto de lei já enviado para apreciação e debate democrático na Assembleia Legislativa. Buscamos as alterações legislativa e administrativa necessárias para destravar um gargalo que existe há muito tempo no estado, e que tem afastado investimentos importantes, prejudicando o crescimento da nossa economia, impedindo a geração de emprego e renda para o povo mineiro.

É fundamental resolvermos esse ponto para que Minas Gerais possa destravar a economia e atrair novos investimentos e se desenvolver, preservando e conservando o nosso riquíssimo meio ambiente. Um trabalho que precisa ser feito com equilíbrio, por todas as partes envolvidas, para que tenhamos um debate maduro e que contemple as necessidades do estado e do seu povo. Mas aqui também há que se ter ousadia como teve Santos Dumont. O meio ambiente não pode ser refém da economia, e a economia não pode ser refém do meio ambiente. Não haverá futuro sem a preservação ambiental, mas não haverá futuro também sem uma economia sustentada e geradora de emprego e renda. É imperioso, portanto, que façamos essa reforma justo no momento em que as economias brasileira e mundial passam por mudanças e por ajustes, porque sabemos que logo os investidores estarão de volta ao mercado e Minas não pode e não quer perder o trem do progresso.

Mas referenciar Santos Dumont é também reconhecer nele o compromisso com a ciência e com o saber. Inspirados nesses valores, mais uma vez quero ressaltar que a educação será sempre uma prioridade do nosso Governo. Educação e saber  garantem liberdade e promovem cidadania.

Senhoras e senhores, amigos e amigas aqui presentes. É com pensamento no desenvolvimento, no trabalho, na educação e na busca do crescimento sustentável ecológica e socialmente que temos trabalhado desde o primeiro dia deste mandato. E é com o trabalho cotidiano que vamos alcançar os nossos objetivos, lado a lado com a sociedade organizada, empresários e trabalhadores, com os prefeitos, com os poderes Legislativo e Judiciário, todos eles parceiros fundamentais nessa nossa jornada.

Quero encerrar agora reafirmando nosso compromisso de permanente diálogo com a nossa gente. Ouvir para governar, dialogar para construir soluções, ter a humildade de reconhecer os erros eventuais, e corrigi-los, enfrentar as dificuldades que são muitas, com sinceridade e destemor.

Seguindo esse roteiro, estou seguro que chegaremos a um bom final. Afinal, as crises vêm e passam, o Brasil é maior que elas. E Minas Gerais nunca se curvou diante de nenhum obstáculo. Santos Dumont antecipou o século 20 ao suspender nos ares os caminhos da história. Nós iremos na dianteira do século 21 se enfrentarmos a diversidade com ousadia, criatividade, respeito às leis e compromisso com o nosso povo, com a nossa terra.

Que essa encosta da Mantiqueira, esses contrafortes da serra, façam retumbar o brado que é de todos aqui reunidos. Viva Minas Gerais, viva o Brasil!

Muito Obrigado!

outros áudios