Pronunciamento do governador Fernando Pimentel na solenidade de entrega de moradias em Araguari

  • ícone de compartilhamento

Bom dia a todos e todas. Bom dia, Araguari. Bom dia, presidenta Dilma Rousseff.

Eu quero compartilhar com vocês dois sentimentos. Um, é a forte alegria por essa cerimônia, por essa solenidade de entrega de habitações para as famílias de Araguari, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. Mas a alegria maior é a de estar recebendo em Minas Gerais a nossa querida conterrânea, nossa amiga e companheira presidenta Dilma Rousseff, mostrando para ela aquilo que nós temos demostrado ao longo dessa trajetória grande que nos trouxe até aqui: todo carinho, todo apoio, toda admiração que nós temos pela presidenta, pelo o seu governo.

Alegria de estar testemunhando o trabalho desse governo, que não é só o governo do Minha Casa, Minha Vida, que já está entregando quase 3 milhões de contratos de unidades residenciais no Brasil inteiro.

É também o governo do Pronatec, que já colocou 8 milhões de jovens e adultos estudando em cursos de profissionalização e garantindo empregos com remunerações melhores. É também o governo do Prouni e do Fies, que abriu as portas das universidades para toda a população do Brasil. Hoje, o ensino superior do Brasil é democratizado. É o governo do programa Ciência sem Fronteiras, que já colocou 80 mil estudantes brasileiros disputando bolsas nas melhores universidades do mundo. É o governo do PAC, que está entregando máquinas para centenas de municípios e melhorando, assim, a vida de milhões de famílias. É o governo do programa Água para Todos, que está salvando vidas no semiárido mineiro.

Eu poderia ficar a manhã inteira mencionando os programas dos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, que melhoraram a vida do povo brasileiro, e é essa alegria que quero compartilhar com vocês.

Mas quero também compartilhar um segundo sentimento, muito forte, de esperança no futuro.

Porque, com a liderança da presidenta Dilma, o Brasil está fazendo as transformações necessárias para garantir mais quatro anos de prosperidade para nossa gente, sem abrir mão de nenhum dos compromissos que esse governo assumiu desde a primeira eleição do presidente Lula (Luiz Inácio Lula da Silva). Compromisso com a saúde, educação, com o bem-estar, com nossa gente, especialmente com o povo mais pobre deste país.

Esses compromissos estão sendo respeitados e é essa garantia que me dá esperança muito forte do futuro.

Nós estamos atravessando sim, uma quadra de dificuldades. É preciso fazer os ajustes necessários nas contas públicas para garantir a prosperidade que já começou e vai continuar no Brasil. E nós temos a sorte, a benção, de ter à frente do país essa companheira de coração valente, nossa companheira Dilma Rousseff.

Vou encerrar lembrando aqui uma frase de um escritor mineiro de quem a presidenta gosta muito, que disse em um de seus livros mais famosos, nosso querido Guimarães Rosa, aquela frase que é tão cara a todos nós: “A vida é assim mesmo, embrulha tudo, esquenta uma hora, depois esfria, aperta e depois afrouxa, sossega e depois desinquieta, mas o que ela requer da gente, acima de tudo, é coragem”.

Coragem é o que não falta à presidenta da República para enfrentar os desafios, e é o que não falta ao povo de Minas Gerais para estar ao lado dela, quando e sempre ela precisar.

Vamos trabalhar. O Brasil é maior que todos nós.

Muito obrigado!