Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante solenidade de entrega de 98 veículos para 88 municípios mineiros

download do áudio

Há alguns dias, um amigo meu me ligou, amigo que eu não via há muitos anos, foi meu companheiro de militância política, e hoje ele está afastado, mas é muito meu amigo e ele mora do Rio Grande do Sul, muito longe daqui. E ele tem uma terrinha lá no interior do estado, de vez em quando ele me liga, ficamos anos e anos sem nos encontrarmos, mas somos amigos e, quando nos encontramos, é uma alegria muito grande. Mas ele me ligou e ai conversamos um pouco e ele pediu notícias e eu dei, ele também me deu notícias, e lá pelas tantas ele fez um comentário que eu queria compartilhar com vocês.

Porque me deu muito orgulho - não por ser governador, governador a gente sabe que hoje está mas amanhã pode não estar mais - mas por ser mineiro. Ele disse assim: ‘ô Fernando, deixa eu te perguntar uma coisa, eu fico lendo na imprensa, fico procurando, assisto ao jornal, televisão, e é só notícia ruim. Mas aqui eu não vejo falar nada de Minas Gerais, tanta notícia ruim para tudo quanto é lado, Rio de Janeiro, São Paulo, outro dia Goiás também, Espirito Santo, teve um horror esse lá negócio de segurança, aqui no Sul, mas eu não vejo ninguém falar mal de Minas.’. Eu falei: ‘pois é, meu companheiro. É porque as coisas estão andando bem, por incrível que parece, no meio dessa crise horrorosa que o Brasil está vivendo, nós estamos conseguindo superar as dificuldades, e o segredo é um só, trabalho. É o que nós estamos fazendo desde o primeiro dia desse mandato, junto com os deputados, junto com os prefeitos, e agora com os novos prefeitos, porque teve eleição no ano passado. Trabalho.’

Mineiro trabalha, é isso que mineiro faz, acorda cedo, trinca os dentes e vai trabalhar, trabalha o dia inteiro, não reclama da vida, não fica pelos cantos lamuriando, choramingando, não. Ele trabalha. É o jeito de vencer qualquer crise, não tem outro caminho a não ser o trabalho, e nós sabemos fazer isso. Não vou falar que melhor do que os outros, mas tão bem quanto os melhores. Minas é trabalho e esse é o nosso nome, essa é a nossa vocação. E assim nós vamos vencendo as dificuldades.

Hoje, nós estamos ainda na terça-feira e nós começamos a semana com notícias ruins, notícias tristes para o Brasil inteiro.

Eu sei que aqui todos vocês compartilham a mesma tristeza que eu tenho. Independentemente de gostar ou não, eu gosto, é meu amigo pessoal, o que está acontecendo com o ex-presidente Lula não é bom para o Brasil. Não é bom para ninguém, e não é bom para o Brasil. Independentemente de a gente gostar ou não dele, de ser partidário ou não dele, não é bom para o Brasil o tratamento que está sendo dado a um ex-presidente que fez tanta coisa pelo povo desse país. Não é bom. E nós todos temos o direito de ficar tristes e de manifestar nossa opinião que não é de acordo com isso.

Eu não quero ir além disso para não ser acusado amanhã de estar fazendo, promovendo a desordem, distúrbio ou desentendimento entre os Poderes da República. Eu quero é oferecer ao Brasil o exemplo de Minas Gerais. Aqui as coisas estão diferentes. Aqui nós temos um entendimento maravilhoso com o Poder Legislativo, um entendimento também absolutamente civilizado com o Poder Judiciário.  De tal maneira que os Poderes aqui trabalham em conjunto para ajudar a população, e a mesma coisa com os municípios. Com todas as dificuldades, com a falta de dinheiro, com o déficit, com os problemas financeiros, orçamentários, com os problemas que a gente sabe que a administração pública traz para qualquer agente público, para qualquer administrador, a gente vai navegando e vamos superando a crise. Fazemos isso com serenidade. Fazemos isso olhando para o futuro e não olhando para trás. É isso que tem garantido a Minas Gerais, vamos chamar de sossego, que o meu amigo registrou no telefonema. Ele falou que não via notícia ruim de Minas Gerais. Eu falei que o que acontecia era que nós estamos trabalhando. É isso.

Nós não temos tempo para nos preocupar com a crise. Nós estamos trabalhando e vamos superando. Nós trouxemos para Minas Gerais, nesses três anos e pouco de governo, 77 novas empresas, gerando mais de dez mil novos empregos. Ninguém sabe disso. Está lá na Codemig e na Secretaria da Fazenda. Os secretários sabem, mas a gente também não fica fazendo propaganda. Eu gosto de ver é quando abre um laticínio novo num município, quando começa um empreendimento novo, quando expande o projeto Jaíba, e as coisas começam a entrar no eixo. Então, eu queria compartilhar com vocês esse sentimento.

Eu fico triste, e estou triste com o que está acontecendo lá em Curitiba nesses dias com o nosso ex-presidente Lula. Mas eu não posso deixar de manifestar minha alegria também e o meu orgulho quando vejo que Minas Gerais pode oferecer e está oferecendo ao Brasil um exemplo diferente. Aqui nós estamos trabalhando e estamos vencendo a crise com serenidade, com equilíbrio, com a cabeça fria, com aquilo que os mineiros sabem fazer de melhor, que é trabalhar com fé no futuro.

E é com fé em Deus e no futuro que nós vamos superar esse momento difícil que o Brasil está vivendo.

Obrigado a todos.