Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante inauguração do Batalhão da PM em Patrocínio

Bom dia a todos e a todas.

A minha presença aqui hoje se justifica por dois motivos. Primeiro, porque eu queria vir fazer um agradecimento muito especial e muito carinhoso à cidade de Patrocínio, onde eu sempre fui recebido com muita hospitalidade. É uma cidade que orgulha Minas Gerais, não só pela sua importância econômica na região, mas por tudo que Patrocínio representa hoje no cenário cultural, no cenário político e, claro, também no cenário econômico do nosso Estado, da região e do Brasil.

Temos um carinho muito grande pela cidade e aqui eu sempre fui muito bem recebido, tenho amigos queridos de longa data aqui, de maneira que é uma alegria muito grande pra mim voltar aqui. Eu recebi o convite do comando da Polícia Militar, quando eu vi que a inauguração desse quartel era em Patrocínio, falei para o comandante Bianchini: conte comigo, porque quero ir a essa solenidade não só pela polícia, mas especialmente por Patrocínio.

A segunda coisa é porque eu queria fazer uma homenagem sincera, carinhosa, emocionada, com a minha presença neste equipamento de segurança que nós estamos entregando, a todos os profissionais da área de segurança do nosso Estado. Aos policiais militares, aos policiais civis, à guarda penitenciária que hoje é importante também no contexto da segurança do Estado, enfim, a todos aqueles profissionais, homens e mulheres, que dedicam a sua vida a proteger a nossa vida.

São pessoas que têm uma vocação para o serviço público que nós devemos respeitar e homenagear, especialmente no caso da Polícia Militar, que tem prestado, ao longo da sua história, excelentes serviços aos cidadãos e cidadãs de Minas Gerais. Então, a presença do governador aqui hoje é um ato de homenagem a todas essas pessoas e um reconhecimento à importância da cidade e desse equipamento de segurança que sendo entregue neste governo e vai ser pago também neste governo, porque esta obra foi financiada pelo Governo Federal, pelo Banco do Brasil, assim como outras intervenções na área de segurança também fazem parte de um grande programa de financiamento do Ministério da Justiça, do Governo Federal através do Banco do Brasil para Minas Gerais. Esse é um dos primeiros equipamentos que a gente entrega. Vamos entregar outros ao longo deste ano.

Mas a presença do governador, então, tem dois objetivos. Primeiro, este agradecimento que eu queria fazer de viva voz, de corpo presente aqui, para todos os patrocinenses, pelo carinho, pela hospitalidade, pelo apoio que eu sempre tive aqui ao longo da minha vida pública, da minha vida política. E, segundo, prestar essa homenagem também de público, de viva voz, aos profissionais da área de segurança, mas muito especialmente à Polícia Militar, que terá do meu governo todo o apoio necessário para continuar prestando os melhores serviços a Minas Gerais e aperfeiçoá-los cada vez mais.

Queremos uma polícia bem equipada, bem treinada, motivada, bem remunerada, cada vez mais operacional, para fazer aquilo que Minas Gerais quer: oferecer segurança aos nossos lares, aos nossos locais de trabalho, aos nossos parques, aos logradouros públicos, enfim, que o nosso Estado seja um Estado cada vez mais de paz. Então, é com esta palavra que quero encerrar essa breve saudação. Paz é o que nós queremos em Minas Gerais, e é isso que nós vamos buscar ao longo desses quatro anos de governo, apoiando com força, com decisão, com empenho, todo o trabalho dos profissionais de segurança. A Polícia Militar, a Polícia Civil, a guarda penitenciária e todos aqueles que estão no Judiciário construindo também as condições para a nossa segurança vão ter do nosso governo todo o apoio necessário para executar um bom trabalho. Então, que Deus ilumine o nosso caminho, vamos continuar trabalhando por Minas Gerais.

Muito obrigado a todos pela presença.