Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante inauguração da primeira usina híbrida de geração e armazenamento de energia fotovoltaica do país, uma parceria entre Cemig e Alsol (Grupo Algar)

  • ícone de compartilhamento

É uma palavra breve. Só quero dizer da nossa alegria de poder compartilhar com o grupo Algar essa novidade. É uma coisa pioneira no Brasil. E eu acho que não só no Brasil, quero crer que é no mundo inteiro, porque nós estamos aqui engendrando uma solução extremamente criativa, positiva, para um gargalo que a energia fotovoltaica tem, que é esse de armazenar ou não, dependendo da disponibilidade do sol você tem ou não tem energia.

Então, agora, nós começamos a achar um caminho aqui de superação e, mais do que isso, de melhoria da qualidade de energia que vai ser fornecida. Porque você, com a bateria, consegue controlar – eu não sou especialista, então estou com medo de falar bobagem aqui – a energia que vai para a rede e manter a estabilidade, que é fundamental não só para o consumo, mas é fundamental para as baterias também.

E eu aprendi aqui hoje que tem mais um conceito que eu não conhecia, eu não sabia que existia, que é o “prosumidor”. É o sujeito que produz e consome ao mesmo tempo. Então ao invés de consumidor ele é “prosumidor”.

A Algar é um exemplo de trabalho, de dedicação e que orgulha todos os mineiros, que é um pouco a história de Minas Gerais. Minas está enfrentando essa crise, no país inteiro, nós estamos em uma crise devastadora, Minas está enfrentando e se saindo melhor do que a maioria dos estados, principalmente porque os mineiros têm essa vocação para o trabalho. E é uma vocação que aqui no Triângulo fica muito visível, basta a gente chegar aqui e ver a dedicação, o empenho, o talento e a forma como as coisas se desenvolvem no Triângulo, sem nenhum demérito para as demais regiões de Minas Gerais, com certeza é uma região aonde o sucesso econômico e social mostra o resultado do trabalho efetivo que é feito.

Então é por isso que estamos aqui celebrando hoje, Cemig e Algar juntos, celebrando essa parceria, esse projeto de desenvolvimento tecnológico que eu acredito que vai ser um exemplo para o resto do Brasil. E como ele temos outros e vamos continuar trabalhando juntos.

Obrigado a todos!