Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante evento de concessão da BR-135, MG-231 e LMG-754 à iniciativa privada

download do áudio

Gostaria de registrar a importância desse contrato que assinamos, uma obra sonhada, reivindicada, querida há muitos anos pela região. Certamente até já podia ter sido feita em outros tempos, tivessem sido outras as escolhas de governos anteriores. Mas não foram essas, escolheram fazer outro tipo de obras, obras às vezes até mais luxuosas, vistosas e muito menos necessárias à população de Minas Gerais. Mas agora não, mesmo em meio a enormes dificuldades que o governo do Estado tem atravessado nos últimos anos, as escolhas têm sido acertadas, adequadas, são feitas não por nós, nesse Palácio, mas pela população que se manifesta nos Fóruns Regionais de Governo, mecanismo que nós criamos e temos desenvolvido ao longo desses quase quatro anos de mandato.

Como fruto da reivindicação dos Fóruns Regionais daquela região, nós colocamos como prioridade a realização dessa licitação de concessão e aí tornar possível a tão sonhada obra da rodovia que liga Cordisburgo a Montes Claros. Nossos amigos da empresa que disputou atentamente a viabilidade econômica se convenceram de que essa via é mais do que viável, ela é necessária, ela é indispensável para o desenvolvimento da região Norte do nosso Estado. É com muita alegria, portanto, que a gente celebra esse momento e mostra com uma medida prática que, apesar do enorme cerco que estamos vivendo em Minas Gerais, cerco contra nós vindo não só da situação econômica, mas também da articulação política que sai de Brasília, declaradamente com o objetivo de sufocar os Estados, de impactar os Estados, de sacrificar o pacto federativo e principalmente os Estados que se opõem a essa política nacional devastadora praticada pelo governo do presidente Temer. Estamos sofrendo esse cerco, não é outro o motivo dessa manifestação aqui fora, justa manifestação de servidores que querem receber os seus salários em dia e estão com ele um pouco atrasados, não só em função do cerco, mas em função da greve dos caminhoneiros, que impactou a arrecadação, esse cenário de crise que o país está vivendo, mas esse cenário de crise não nos impede de manter o Estado funcionando e fazer o Estado avançar.

Exemplo concreto de que não estamos parados, continuamos trabalhando com dedicação, esforço, empenho, e vencendo a crise, do jeito que os mineiros sabem fazer, trabalhando, com serenidade, com tranquilidade, enfrentando tempos turbulentos, mas mantendo as mãos firmes no leme para fazer o barco atravessar nesse momento difícil. Já atravessamos, já passamos por momentos piores, com apoio do setor empresarial que está engajado em tirar o Brasil dessa situação venceremos a crise. Minas Gerais, como sempre, vai dar o seu exemplo de maturidade, tranquilidade, de trabalho.

Que seja assim e que a democracia continue existindo no nosso país, permitindo que os manifestantes possam se organizar, se mobilizar, mas também permitindo que os governos possam trabalhar.

Que continue assim e que Deus nos ilumine nesse trajeto.