Pronunciamento do Governador Fernando Pimentel durante assinatura de protocolo de intenções entre o Estado e a Fundação Oswaldo Cruz

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

O que eu quero dizer é que esse sertão chamado Minas Gerais é um pouco a síntese do Brasil. Políticas públicas, principalmente na área da saúde, implantadas aqui e que têm sucesso, com certeza podem virar casos de referência para o Brasil todo. Esse protocolo de intenções era um sonho antigo nosso, trazer a experiência, expertise, capacidade de trabalho, técnica, e o compromisso com a fundação Oswaldo Cruz, para cá.

Agora formalizada, de forma muito efetiva, que vai nos permitir parcerias na área de desenvolvimento, com a Codemig, Fundação João Pinheiro (FJP), temos referência agora que é o mapeamento do território mineiro que pode ser muito importante para as políticas de saúde que a Fiocruz pretenda implantar. Estamos com ameaça grave da febre amarela, que está em expansão no território de Minas Gerais, a dengue e a Zika foram controladas, mas a febre amarela nos preocupa muito, acho que Minas é o território mais adequado para celebrarmos essa parceria, que é tecnológica, mas é acima de tudo uma parceria da cidadania brasileira.

Quero crer que a gente tendo sucesso com esse protocolo estaremos dando exemplo ao Brasil de resistência cidadã também na área da saúde.

Obrigado a todos e a todas!