Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante assinatura de criação da comissão de estudos estratégicos para a cadeia produtiva de lácteos de MG

download do áudio

A minha presença aqui hoje tem a ver com a amizade que eu tenho pelos companheiros que estão aqui, enfim, mas eu estou aqui também como governador do Estado. E houve quem me sugerisse ontem na capital que eu adiasse essa agenda ou não viesse, houve lá a incidência na Assembleia e disseram: é melhor você não ir. Eu disse: não, eu vou.

Eu vou porque eu acho que o Estado tem que, publicamente, prestar um tributo, uma homenagem aos produtores rurais de Minas Gerais. São eles, em grande medida, que estão fazendo o nosso Estado adquirir, ou melhor, manter essa estabilidade que hoje faz inveja à maioria dos estados brasileiros.

Você olha no entorno e vê que todos os estados estão com problemas, mas os outros estão com muito mais problemas do que nós. E eu tenho certeza que o agronegócio, que a pequena produção agrícola, que o produtor rural, tem muito a ver com esta estabilidade, com essa serenidade com que Minas Gerais tem conseguido, a duras penas é verdade, mas tem conseguido atravessar essa crise horrorosa que o Brasil está vivendo. Os serviços públicos estão funcionando, a segurança está funcionando, a saúde – com suas precariedades, está funcionando, as escolas estão abertas, as prefeituras estão cumprindo o seu papel e o povo mineiro está trabalhando. Que é o que o mineiro sabe fazer melhor.

Eu sempre brinco falando: vocação do mineiro é trabalho, acorda cedo, trinca os dentes e vai trabalhar. Chega no fim do dia, agradece a Deus que deu saúde e trabalha no dia seguinte. E assim vence qualquer crise. Então eu fiz questão de manter a agenda para encontrar os amigos, que a gente tem direito também, e depois para publicamente render esse tributo, essa homenagem do governo do Estado, e achei que o lugar mais apropriado era Uberaba, era no Triângulo, e nessa sede da ABCZ, onde a gente também celebra a importância histórica que o Brasil tem na questão genética do gado zebu.

Hoje a índia não tem mais, aliás acho que nunca teve, o registro genealógico. Nós é que temos o livro mais antigo, de 1919, quando começou o registro. Quer dizer, nós temos uma responsabilidade mundial nesta questão e temos sabido desempenha-la bem, graças ao trabalho da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), e das outras que estão aqui também.

A ABCZ é hoje muito mais que um patrimônio do Brasil, ela é um patrimônio da humanidade que nós temos aqui, isso é mais do que motivo de orgulho para todos os mineiros e mineiras. De maneira que eu agradeço muito as palavras generosas que os amigos falaram aqui, não é mérito meu, é mérito dessa equipe que está aí com vocês. De fato, a gente se desdobra para atender aquelas reivindicações, aqueles pedidos, aquelas demandas que são todas justas para o setor produtivo.

Poderíamos ter feito mais, se essa crise não fosse tão extensa como é, mas fizemos muito. E, às vezes, as coisas nem custam dinheiro. A criação do Conselho do Leite agora, que nós vamos caminhar para ter o preço de referência, que é uma demanda antiga do setor, isso aí não custa dinheiro. Isso custa trabalho, custa empenho, custa uma decisão política, mas dinheiro não está envolvido. Vai melhorar muito a perspectiva do produtor de leite com um preço de referência, com um órgão como o Comissão trabalhando nessa direção.

A mesma coisa é o financiamento. Utilizamos o BDMG e fizemos juros muito barato, e eu acho que vai beneficiar muito e vão ser mil touros esse ano. E no ano que mais, se Deus quiser. Nós vamos ampliar e isso vai melhorando o rebanho, vai ajudando o pequeno produtor. Enfim, são escolhas que um governo tem que fazer. Porque afinal governar é fazer escolhas. Eu digo sempre se vocês fazem as escolhas certas, você governa bem, e se você faz escolhas erradas, você governa mal. E só se faz as escolhas certas se você escuta quem está lá na ponta, quem está operando, está trabalhando, quem está vivendo os problemas, e é assim que a gente tem que fazer.

E aí você faz a escolha adequada, às vezes são escolhas de coisas singelas, de coisas simples, não são prédios suntuosos, não são obras megalomaníacas não. São coisas simples, mas que melhoram de fato a vida das pessoas. Então é para isso que nós estamos aqui e vamos continuar trabalhando assim, se Deus quiser e nos iluminar nesse caminho. Então eu agradeço muito a generosidade de vocês de e volto a dizer: a presença do governador aqui, além do carinho pessoal e da amizade, é um tributo e uma homenagem ao trabalho dos produtores rurais de Minas Gerais - e aqui, em especial, os do Triangulo. Eu agradeço a vocês em nome do povo mineiro.