Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante a solenidade de comemoração dos 243 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e entrega da Medalha Alferes Tiradentes

download do áudio

Queridos amigos, estamos novamente reunidos aqui nesse quartel de tanto significado histórico celebramos mais uma vez o aniversário da nossa Policia Militar, com seus 243 anos de existência. A mais antiga dentre todas, mas também a mais moderna, a mais atualizada, a mais presente, a mais respeitada e a mais querida Polícia Militar do Brasil.

Minha primeira palavra aqui hoje não poderia ser outra a não ser o de agradecimento à Policia Militar de Minas Gerais, por tudo que fez e tem feito pela segurança pública em nosso Estado. De fato, Minas Gerais mostra índices de criminalidade em queda e, graças ao trabalho destemido dos nossos policiais, oferece ao cidadão e a cidadã mineira um ambiente de segurança muito superior a maioria dos outros estados da federação.

Mesmo agora, quando temos sido alvo de ataques covardes e insidiosos de uma organização criminosa forasteira que se insurge contra a exemplar disciplina carcerária mantida em Minas Gerais, a mobilização e a pronta resposta da Polícia Militar deixam claro que aqui neste Estado não transigimos e nem titubeamos quando se trata de combater o crime, organizado ou não, e defender a paz em nosso território.

Frente à ação malévola desses indivíduos, atacando a equipamentos públicos de transportes, bancos e até mesmo repartições de segurança de Minas Gerais, a população, em peso e unida, apoia o trabalho da nossa PM e brada junto com ela: aqui não! Aqui não permitiremos que se estabeleça o reinado de terror e insegurança que o crime tem conseguido infelizmente impor a estados-irmãos, alguns até vizinhos nossos.

E tampouco faremos qualquer tipo de acordo subterrâneo com esses criminosos aceitando condições que descumprem a lei de execução penal em troca de uma tranquilidade aparente e vulnerável. Aqui não, repito, aqui não. Aqui os criminosos são e serão tratados com o rigor da lei. Nem um passo além, mas também nem um milímetro aquém dela.

Para isso temos uma PM preparada, treinada, motivada e, acima de tudo, comprometida com a sua missão de oferecer segurança e garantir a paz. Está aí a vista de todos o bem-sucedido modelo de segurança já implantado em nossa capital, com as bases de segurança comunitária distribuídas nas microrregiões da cidade, trazendo a polícia presente à vida cotidiana e tornando efetivo o trabalho da segurança. Modelo que estaremos, se Deus quiser, estendendo a todo o estado já a partir do segundo semestre deste ano.

E é assim, com trabalho de prevenção, inteligência policial e com pronta resposta quando necessário, que a nossa PM age e continuará agindo. Para tanto, não lhe faltará, como não lhe tem faltado, todo o apoio do governo do Estado, mesmo nessa quadra de enormes dificuldades que os governos estaduais atravessam, cenário de crise que se estende por todo o país. Crise que será vencida, como outras já foram, pelo nosso Brasil.  E para vencê-la Minas oferece nosso exemplo de equilíbrio, de serenidade e de trabalho. Na segurança pública somos o estado que melhores resultados pode mostrar ao país. Isso devemos aos nossos abnegados policiais militares que, diuturnamente, cumprem sua missão com destemor e eficiência em todos os quadrantes do território mineiro. A eles e a elas, integrantes da bicentenária corporação de Tiradentes, prestamos nossa homenagem e renovamos nosso compromisso de manter a paz em Minas Gerais.

Que Deus proteja e guie cada policial militar do nosso Estado que conduz esse trabalho em benefício do povo. Viva Minas Gerais, viva o Brasil.