Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante a solenidade de anúncio de novas ações na segurança pública

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

São três coisas que a gente está anunciando aqui. Primeiro, esse Centro de Inteligência e Operações Estratégicas que vocês estão conhecendo agora e que já está operando nesse prédio novo. Nós transferimos para cá e centralizamos nesse Centro todo o monitoramento de operações estratégicas da área de segurança, quer dizer, não é só a Polícia Militar, também a Civil, Prisional, está tudo aqui.

Então isso facilita demais o acompanhamento das ações de segurança, especialmente em um caso de crise. Em um caso de você ter uma ocorrência, uma coisa mais aguda, aqui nós temos condição de resolver. Foi um investimento grande, mas eu acho que é um passo importantíssimo para melhorar ainda mais a segurança, especialmente aqui na capital. 

O segundo anúncio hoje também muito importante é que nós vamos começar a segunda etapa de implantação das bases de segurança comunitárias. Nós já temos 86 operando em Belo Horizonte, vocês abem, com resultado muito visível: os índices de criminalidade estão caindo. Hoje, aqui, vocês vão ter acesso aos dados desses últimos meses, e agora nós vamos levar para o interior. Primeiro para a Região Metropolitana, em seguida para o interior.

São mais 120 bases já adquiridas, estão sendo adaptadas agora e, rapidamente, até setembro, a gente pretende colocá-las na Região metropolitana, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Vespasiano e também em algumas cidades-polo do interior. 

É um passo extremamente importante.

É um modelo diferente de segurança. Eu acho que se contrapõe a experiências mal sucedidas que nós estamos acompanhando no Brasil inteiro, especialmente no Rio de Janeiro. Aqui é diferente. Nós estamos fazendo segurança voltada para a comunidade, com apoio da comunidade. Então, a experiência das bases, volto a dizer, muito bem sucedida, agora nós vamos levar para o estado inteiro. 

E a terceira coisa é uma iniciativa, eu diria, pontual, mas muito importante para a população, que é a Central de Bloqueio de Celulares. Já está implantada. A população pode a qualquer momento utilizá-la e isso vai reduzir um crime que está incomodando muito a população. Não é um crime de grande gravidade, de grande impacto, mas incomoda demais. Apesar de que o número de celulares roubados em Belo Horizonte e no estado diminuiu nesses últimos meses, mas ainda sim incomoda muito. 

Então nós vamos oferecer um serviço diferente, que é o bloqueio imediato de celular já feito pela área de segurança e a possibilidade de tê-lo de volta, porque uma vez que você cadastra o email do celular, você pode obtê-lo de volta assim que tiver, se ele for apreendido em alguma operação policial, você vai tê-lo de volta com muita rapidez, com muita facilidade. 

Então eu acho que são três iniciativas, todas elas nessa área de segurança, muito importantes, para mostrar à população que a prioridade é a segurança. Apesar da crise, nós continuamos investindo nessa área e os resultados são muito positivos. Então, estou muito feliz de poder compartilhar com os mineiros e mineiras mais essas três iniciativas.