Pronunciamento do governador Fernando Pimentel na solenidade de assinatura de despacho para a implantação de Centro Global de Inovação e Logística

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

Como o Mr. Gresta falou aqui agora pouco, e acho que o que ele falou nos encheu de alegria e orgulho. Ele foi muito claro em dizer que a empresa dele examinou 140 países ao redor do mundo e escolheu o Brasil. E depois examinou detidamente o Brasil e escolheu Minas Gerais. Então, essa escolha nos honra e nos estimula, significa que estamos no caminho correto do modelo que nós adotamos em Minas Gerais de desenvolvimento econômico, que é, de fato, um modelo de sucesso e é um modelo do futuro. Investir na criação desse ecossistema de inovação, tecnologia já fez de Belo Horizonte uma das cidades, e da região metropolitana, uma das regiões mais criativas do mundo inteiro.

Temos a implantação da chamada economia criativa, a indústria deste tipo de economia está vindo constantemente para cá e o Estado está dando todo o apoio necessário para isso. Nesse caso em especial, em parceria com a Prefeitura de Contagem, porque é onde vai ficar sediado o laboratório e as instalações de trabalho da empresa da Hyperloop, mas também outras cidades se beneficiam desse tipo de investimento. Como governador, e mais que isso, como cidadão de Minas Gerais, eu fico extremamente orgulhoso e satisfeito de ver o progresso que fazemos. E aí, é impossível deixar de fazer essa menção de que quando a gente olha às vezes para outros lugares, setores, estados deste país, vem um certo desânimo. As coisas não andam bem. As notícias que nos chegam, por exemplo, de Brasília não são animadoras. Então, é preciso que a gente olhe para cá, e aí sim, a gente fica estimulado e animado.

Minas Gerais está no caminho certo. Nós conduzimos o Estado com muita dificuldade, todo mundo sabe disso, dificuldade financeira, orçamentária, mas com muito equilíbrio. Equilíbrio entre os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário. Equilíbrio entre os empresários e os trabalhadores. Equilíbrio entre a população, tentando ajudar sempre as regiões do Estado que são menos desenvolvidas, enfim, nós estamos buscando um caminho de desenvolvimento sustentável para o nosso Estado, e temos encontrado por parte dos mineiros e mineiras aquilo que a gente precisa encontrar, que é disposição de trabalho. A presença dos jovens aqui mostra que a gente está no caminho certo. E os jovens vão se beneficiar enormemente pela escolha que está sendo feita agora: Minas no caminho do progresso e do desenvolvimento.

Vamos deixar o passado para trás. Vamos olhar o futuro e construir o país dos nossos sonhos. Um país justo, fraterno, acolhedor, mas desenvolvido tecnologicamente, com distribuição de renda e crescimento econômico. Sem isso, é impossível ter uma sociedade equilibrada e satisfeita. É o caminho que Minas escolheu, vamos continuar nele.

Obrigado a todos!