Discurso do governador Fernando Pimentel durante a entrega de kits patrulha mecanizada

download do áudio

Temos um governo que tem feito sistematicamente entregas como esta que nós temos feito aqui hoje. Nós estamos entregando aqui 24 equipamentos, kits, tratores agrícolas, de pneu, com uma grade e uma carretinha.

Nós já tínhamos começado isso, se não me engano em outubro do ano passado, nós entregamos cerca de 40 tratores desse tipo, que é um programa que o Pedro (Pedro Leitão, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) começou a gerir, chama-se Tecnocampo. Eu acho importantíssimo porque normalmente as prefeituras têm máquinas e equipamentos para fazer os serviços necessários nas rodovias municipais, nas estradas vicinais e alguma coisa dentro da cidade também. Tem retroescavadeira, tem carregadeira, caminhão caçamba, mas esse tipo de equipamento não é comum que os governos de Estado e nem o governo federal doem para as prefeituras.

E eles são muito necessários, especialmente num estado como Minas Gerais, que é um estado com uma vocação agrícola fortíssima.  Tanto é que Entre Folhas mesmo, que é um município relativamente pequeno, com 7.000 habitantes, em uma região urbana do Vale do Aço, tem uma forte produção de agricultura familiar de hortifrúti granjeiros, então um equipamento como esse é extremamente útil para municípios com este perfil, e para outros que estão aqui também. É esse olhar carinhoso, atencioso, que o nosso governo quis dar desde o início até hoje para o Estado de Minas Gerais.

Há governos que fazem outro tipo de entrega. Entregam prédios luxuosos, caríssimos, tem um ali na estrada que vai para o aeroporto de Confins que custou R$ 2 bilhões, que foi construído vocês sabem como, cuja utilidade é praticamente nenhuma para o Estado, para os municípios e para a população. Mas está lá aquela entrega luxuosos para ficar, quem sabe no futuro, para os historiadores daqui a mil anos acharem as ruínas e pensar para que que serviu, como hoje a gente vai na Europa ver as ruínas do Coliseu romano. Há governos que fazem este tipo de entrega. Outros, e o nosso está no campo dos outros, preferem outras entregas, as que são voltadas para melhorar, de fato, a qualidade de vida das pessoas que moram nos municípios, nos pequenos, nos médios e mesmo nos grandes desse Estado. Entregar aquilo que vai mudar para melhor a vida das pessoas. É esse o nosso objetivo.

Com pouco dinheiro, com crise orçamentária, com dificuldades, com bloqueios sistemáticos do governo federal contra nós, ainda assim continuamos insistindo em fazer as entregas que mudam para melhor a qualidade de vida dos mineiros e das mineiras. Não queremos nada suntuoso, nada luxuoso, não queremos fazer um Coliseu porque aqui não é Roma para ficar as ruínas daqui a mil anos e alguém ir lá visitar. Nós queremos as entregas que realmente beneficiam a população.

É por isso que eu estou muito feliz de começar a semana fazendo essa entrega, com todos os benefícios que esses equipamentos vão poder gerar.

Obrigado a todos!