Unimontes cria Núcleo de Estudos sobre a Infância e Adolescência
Espaço tem como objetivo desenvolver projetos, pesquisas e estudos e fortalecer a interação da universidade com agentes sociais desse segmento
Já está em funcionamento, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), um grupo para o desenvolvimento de pesquisas e outras ações do ensino e da extensão relacionadas às condições das crianças e dos adolescentes da área de abrangência da instituição. Trata-se do Núcleo de Estudos das Infâncias e Adolescências (NINA), instituído em resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da Unimontes.
O Núcleo é coordenado pela pró-reitora de Extensão da Unimontes, Jussara Maria de Carvalho Guimarães, e composto por seis professores pesquisadores. Segundo Jussara, “foi idealizado por pesquisadores que acreditam que a proteção social, a formação profissional e a pesquisa são elementos importantes para o estabelecimento de estratégias de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”.
Ainda de acordo com a pró-reitora, a principal proposta do NINA é o desenvolvimento e realização de pesquisas, publicações, eventos, qualificações e estudos sobre a situação da infância e da adolescência, visando também à melhoria das políticas públicas nos municípios da área de atuação da Universidade – no Norte e Noroeste de Minas, Centro e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Também serão criados espaços de convivências e troca de experiências, “incentivando o diálogo e propostas para os problemas sociais pelos quais passam as crianças e adolescentes”, completa Jussara.
Projeto inicial
Uma das primeiras ações práticas do grupo de pesquisa será a realização de um diagnóstico sobre as condições de crianças e jovens no município de Fruta de Leite (Norte de Minas), a 191 quilômetros de Montes Claros. O estudo será executado em atendimento a uma demanda da secretaria municipal de Promoção Social.
Linhas de pesquisa
O NINA contará com 21 linhas de pesquisa. São elas:
- Sociologia da Infância
- Relações Étnico-Raciais na Infância
- Educação Infantil Rural e Urbana
- Culturas de Pares e Subjetividades na Infância
- Geografia da Infância
- Educação Ambiental para Crianças e Adolescentes
- Artes Plásticas, Dança e Música na Infância e Adolescência
- Segurança Alimentar na Infância e Adolescência
- Cinema, Infâncias e Adolescências
- Documentações e Informações sobre as Infâncias e Adolescências
- Culturas Infantis e Juvenis
- Políticas Públicas e Educação de Crianças
- Imagens de Professores enquanto Crianças e Adolescentes
- Publicidade, Consumo e Crianças
- Violência, Criminalidade e Negligências na Infância e Adolescência
- Formação de Professoras, Infância e Docência
- Sistema de Garantia de Direitos e a Infância e Adolescência
- Direitos Fundamentais da infância e Adolescência
- Segregação, Pobreza e territorialidade
- Famílias, Desigualdades, Gênero e Renda
- Políticas de Transferência de Renda e Condicionalidades Educacionais, de Saúde e de Assistência Social