Tocha Olímpica salta do Ibituruna e ilumina o Vale do Rio Doce

Momento proporcionou espetáculo multicolorido no céu de Valadares. Cidade recebeu o evento de celebração na noite desta quarta-feira (11/5)

O militar reformado Moisés Sodré foi o responsável por conduzir a Tocha pelo céu de Governador Valadares

Governador Valadares viveu um momento histórico ao anoitecer desta quarta-feira (11/5). Do alto do Pico do Ibituruna, imponente formação rochosa e cartão-postal valadarense que fica a 1.123 metros acima do nível do mar, a Tocha Olímpica saltou de parapente (paraglider) pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos.

O responsável por realizar o feito foi o militar reformado Moisés Sodré, bicampeão brasileiro de voo livre, três vezes vice-campeão nacional, que também coleciona títulos estaduais, municipais e recordes em competições. “Eu pratico esporte há 22 anos. Sou um dos primeiros atletas a introduzir este esporte aqui. Valadares é a capital mundial do voo livre e, hoje, represento a cidade. Estou super realizado, estou fazendo história”, comentou.

Moisés Sodré estava acompanhado de inúmeros saltadores que, juntos, proporcionaram um espetáculo multicolorido no céu da cidade. O condutor da Tocha, acompanhado de um instrutor, aterrissou o parapente às margens do Rio Doce, próximo à Feira da Paz. No local, foi ovacionado pela população local que disputava cada espaço nas ruas próximas e na ponte sobre o Rio Doce para assistir ao espetáculo.

Graças às térmicas - movimento de ar quente que estabelece condições favoráveis ao voo de aeronaves sem motor - a majestosa pedra negra é considerada uma das melhores plataformas do mundo para a prática de esportes radicais. Diariamente, praticantes do voo livre colorem o céu da cidade com asas deltas e parapentes.

A predominância do sol na maior parte do ano credencia o Pico do Ibituruna a sediar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta e ser rota obrigatória de esportistas estrangeiros.

É frequente avistar no céu valadarense atletas dos Estados Unidos, Japão e Austrália, por exemplo, que desembarcam no território em busca de aventura nos ares calorosos da cidade. De quebra, podem avistar, do alto, o Vale do Rio Doce. Um convite à contemplação.

Voo de helicóptero

A Tocha foi conduzida até o Pico do Ibituruna de helicóptero, pilotado por Jother Machado, natural de Governador Valadares. Com sete anos de profissão, Jother realizou dois sonhos de uma só vez: o de pousar no Pico do Ibituruna, o que não é permitido habitualmente, e o de estar perto da Tocha Olímpica.

“É um momento diferente e inesquecível da minha carreira. Muitos gostariam de estar no meu lugar”, declarou o piloto. A decolagem aconteceu na Estação do Conhecimento, um moderno centro de treinamento credenciado para receber atletas no período de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Após sobrevoar a Estação do Conhecimento, cujas arquibancadas e grades estavam tomadas por pessoas, Jother Machado partiu em direção ao Pico do Ibituruna. A Tocha foi conduzida até o helicóptero por representantes comunidade valadarense, entre eles jovens, que deram uma volta na pista de atletismo local.

A Estação Conhecimento é um moderno e amplo complexo esportivo de 50 mil metros quadrados, que contempla pista de atletismo, área de arremessos, saltos e lançamentos, piscinas de 25 metros e campo de futebol com medidas oficiais. O complexo integra ainda lanchonete, restaurante e salas para usos diversos (musculação, multimídia, reunião, descanso, entre outras finalidades).

Condutores ilustres

A jogadora de vôlei e ouro nas Olimpíadas de Londres em 2012, Adenízia Ferreira, foi a condutora escolhida para acender a Pira Olímpica durante a festa de celebração realizada na antiga sede da Companhia Açucareira Rio Doce, uma das mais belas e suntuosas obras arquitetônicas da cidade. Natural de Valadares, Adenízia disse que o momento pode ser comparado ao de disputar as Olimpíadas.

Outro momento marcante foi quadondo Douglas, indígena da etnia Krenak, conduziu a Tocha Olímpica pela ruas do município ao lado dos seus companheiros de tribo. Atualmente, os índios krenaks, também chamados de os últimos botocudos do leste, vivem nas proximidades de Governador Valadares.

Núcleo de Articulação Minas 2016

A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.

Acompanhe o Tour pelas redes sociais, via Facebook da Secretaria de Esportes e Twitter da Rio 2016.

Mais informações estão disponíveis em minas2016.mg.gov.br e www.rio2016.com.