Programa Feira de Orgânicos estimula a venda de produtos em Belo Horizonte

Iniciativa conta com a parceria da Emater-MG e leva aos consumidores da capital produtos de qualidade a preços acessíveis

Alguns dos alimentos vendidos pelos irmãos Elizângela e Edvan Barbosa na Feira de Orgânicos

Há pouco mais de dez anos, a população de Belo Horizonte encontra maior facilidade para consumir produtos orgânicos. O motivo é a o programa Feira de Orgânicos, iniciativa da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Smasan) que atende à demanda dos consumidores mais exigentes sobre alimentação mais saudável, além de possibilitar que agricultores familiares da região metropolitana utilizem de maneira organizada os espaços públicos para a comercialização desses produtos. Para ter êxito no programa, a prefeitura conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), responsável pelo suporte técnico aos agricultores.

A iniciativa visa oferecer ao consumidor produtos de qualidade a preços acessíveis. Pelo programa foram implantados nove pontos de venda, beneficiando nove agricultores familiares diretamente e 27 indiretamente. Todos os produtores que participam do programa possuem a Declaração de Cadastro do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que garante que o alimento é orgânico. A declaração, que substitui o selo de certificação, é emitida apenas para agricultores familiares e é gratuita.

De acordo com o gerente de Apoio à Produção e Comercialização de Alimentos da secretaria municipal, Sebastião Carlos de Lima, a iniciativa tem oferecido a Belo Horizonte e região produtos de qualidade. “Os alimentos cultivados de maneira orgânica têm os seus índices de minerais e nutrientes potencializados, gerando grandes benefícios à nossa saúde. É produzido sem o uso de substâncias tóxicas que colocam em risco a saúde do produtor e do consumidor, além do meio ambiente, buscando a sustentabilidade econômica, ecológica e social”, afirma Lima.

Os extensionistas da Emater–MG divulgam o programa nos municípios e orientam os agricultores. “Atuamos na divulgação do programa, no acompanhamento das famílias participantes (observando o desenvolvimento da atividade e seus impactos), nas pesquisas de mercado, na elaboração dos materiais didáticos e fiscalização nos pontos de venda”, afirma o extensionista do escritório da Empresa em Belo Horizonte, José Custódio Nascimento Júnior.

Os irmãos Elizângela e Edvan Barbosa, do município de Capim Branco, região Central de Minas Gerais, fazem parte do grupo de produtores que participa da Feira de Orgânicos. Eles recebem assistência técnica da Emater–MG e foram orientados pelos extensionistas da Empresa a participarem do programa. A oportunidade surgiu há cerca de três anos. Os irmãos comercializam cenoura, abobrinha, couve, alface e brócolis, entre outros. Segundo Elizângela, a oportunidade de comercialização em Belo Horizonte tem ajudado nas vendas. “Esse ponto está sendo bom para nós. Conseguimos aumentar nossas vendas cerca de 20%”, diz a produtora.