Museu Mariano Procópio celebra 150 anos de seu fundador no próximo sábado

Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destaca Alfredo Ferreira Lage como um grande colecionista e fundador da nossa museologia

imagem de destaque
O Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora
  • ícone de compartilhamento

O sesquicentenário de nascimento de Alfredo Ferreira Lage, criador do Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora, na Zona da Mata, será celebrado no próximo sábado (10/01). Filho do empresário que construiu a pioneira estrada “União e Indústria”, entre Juiz de Fora e Petrópolis, Alfredo inaugurou um dos mais importantes museus de história e arte do Brasil, em 1921, em homenagem ao seu pai.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, enviou mensagem ao prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, e ao diretor do Museu, Douglas Fasolato, enfatizando a contribuição de Alfredo Ferreira Lage a Minas Gerais e ao Brasil, como um grande colecionista e fundador da nossa museologia.

O criador do Museu Mariano Procópio adquiriu valiosos objetos e obras de arte nos leilões promovidos pelo governo federal, em 1890, ao se desfazer de acervos imperiais. Com isso, o museu de Juiz de Fora veio a contar com preciosas coleções do período imperial sendo considerado um dos mais expressivos do país.



Últimas