Escola de Design da Uemg inaugura Espaço Cultural no Circuito Liberdade

Dentre as peças em exposição estão imagens de ambientes com ilustrações do design de seus interiores

O Circuito Liberdade acaba de ganhar importante reforço neste final de ano. A primeira Escola de Design de Minas Gerais inaugurou a Mostra Continuum e abriu as portas ao público pela primeira vez após a reforma do prédio que será sua sede e onde foi instalado o Espaço Cultural Escola de Design/Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais).

A obra está prevista para ser entregue em 30 de abril, mas, a partir de hoje, o térreo, onde se localiza o Espaço Cultural, irá exibir a mostra que procura apresentar um pouco da produção da Escola de Design da Uemg.

Organizada numa área de aproximadamente 500 m², a Exposição Continuum resulta do trabalho coletivo e intenso de um grupo de professores e estudantes da Escola de Design da Uemg com apoio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Fadecit).

Na solenidade de abertura, o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, destacou a importância da Uemg na composição do circuito cultural. “Temos enorme satisfação em chegar aqui, ver as obras do prédio praticamente concluídas, e a presença da Uemg integrando o circuito”.

O secretário acrescentou que o Governo precisa propiciar condições de participação do design na construção de políticas públicas: “Incluímos uma cadeira para o design no conselho Estadual de Políticas Culturais porque acreditamos que ele tem papel fundamental no espaço da economia criativa, no território da cultura”.

Para a reitora da Uemg, professora Lavínia Rosa Rodrigues, as parcerias para que o Espaço Cultura Escola Design/Uemg se tornasse realidade foram fundamentais. “Estar presente no Circuito significa mais do que apresentar cursos de graduação e pós-graduação, mas integrar o conjunto de equipamentos culturais aqui reunidos”, disse ela.

“Temos uma instituição que há mais de 50 anos desenha a história do design mineiro. Integrada a esse conjunto pode cumprir seu maior objetivo: mostrar o design de forma concreta, objetiva e democrática, revelando à sociedade uma face importante de sua cultura material – o design, do passado, do presente, e prospecções para o futuro”, destacou a reitora.

Dentre as peças em exposição estão protótipos de veículos premiados, criações conceituais de móveis, imagens de ambientes com ilustrações do design de seus interiores, além de publicações impressas produzidas pela ED/Uemg entre outras.

A solenidade contou ainda com a presença de diversos parceiros e a apresentação dos músicos professores da Escola de Música da Uemg.

Para os próximos meses está sendo preparada uma programação que permita à comunidade externa se familiarizar com a Escola de Design e suas potencialidades, além de possibilitar à comunidade acadêmica que se aproprie gradativamente de seu novo espaço.