Governo de Minas estreita parceria com holandeses na área de bioeconomia

Comitiva estrangeira apresenta projeto de incentivo à tecnologia de águas, agricultura e sustentabilidade

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, receberá, nesta sexta-feira (6/3), uma comitiva holandesa liderada pelo Cônsul-Geral da Holanda no Rio de Janeiro, Arjen Uijterlinde. O objetivo da reunião é buscar parcerias que possam promover a inovação, valorizando o trabalho de estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área de bioeconomia, que reaproveita cultivos, resíduos e lixos provenientes da agricultura, indústrias e domésticos.

O grupo estrangeiro irá apresentar ao novo governo a proposta de cooperação do Living Lab Biobased Brazil – NL, que pretende conectar empresas, organizações públicas e governamentais e instituições de ensino superior para incentivar a mobilidade acadêmica e fortalecer o intercâmbio de conhecimento. Pelo lado mineiro, o secretário Miguel Corrêa irá debater temas relacionados com a energia e o (re)aproveitamento dos recursos hídricos, visando novas parcerias que possam atrair para o Estado empresas e instituições de pesquisas holandesas.

O projeto em vigor é uma parceria conjunta entre diferentes agentes dos dois países. No Brasil, além do Governo de Minas, que tem ainda a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), apoiam a iniciativa a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre outras instituições.

Serviço:

Data:6/3/2015

Horário:10h

Local:Edifício Gerais, 8º andar, sala 6, Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001, Bairro Serra Verde. Belo Horizonte.