Fucam retrata história e cultura do São Francisco em participação inédita na Semana Nacional dos Museus

Museu das Culturas do Rio São Francisco, administrado pela fundação do Governo de Minas Gerais, preparou programação especial em Buritizeiro, no Território Norte

imagem de destaque
Ação é realizada na antiga Escola de Aprendizes de Marinheiros, em Buritizeiro, hoje uma unidade da Fucam
  • ícone de compartilhamento

Pela primeira vez a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), do Governo do Estado de Minas Gerais, está na programação oficial da 16° Semana Nacional de Museus. A instituição participa mostrando importante acervo sobre as riquezas do Rio São Francisco.

A Semana é realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram) para ampliar o acesso à cultura e ressaltar a importância dos museus para o país. Em Buritizeiro, no Território Norte, na antiga Escola de Aprendizes de Marinheiros, onde hoje funciona uma das unidades da Fucam.

Recentemente tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o casarão de 1913 se transformou no Museu das Culturas do Rio São Francisco e abriga, desde o dia 15 de maio, um acervo que conta a história, resgata a cultura e valoriza a importância do rio para Minas Gerais e para o Brasil.

Olímpio Silva, ex-aluno da fundação e um dos integrantes do comitê de criação do museu, acredita que esse projeto se enriquece graças à colaboração da comunidade.

“Após a Semana dos Museus o nosso museu vai continuar aberto, dando oportunidade aos moradores de Buritizeiro e de Pirapora para contribuírem com o acervo de peças da história do Velho Chico, da história de pescadores, deixando um legado de memória para todas as gerações futuras”, diz Silva.

Maria Alice Correa, coordenadora do Centro Educacional da Fucam no município, reforça o conceito de que o Museu das Culturas do Rio São Francisco não é apenas da fundação, mas de toda a comunidade. “Uma contribuição que a atual gestão, iniciada em 2015, está deixando para o povo mineiro”, lembra.

A programação da 16° Semana Nacional dos Museus em Buritizeiro (MG) prossegue até esta sexta-feira (18/5), com a realização de diversas palestras, exposição de arte regional e oficinas do Polo de Educação Integral e Integrada da Fucam, parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Veja o Guia de Programação: guiadaprogramacao.museus.gov.br/



Últimas