FCS abre editais para ocupação das galerias com mostras de artes visuais e fotografia

Realizado de forma consecutiva desde 2015, iniciativa de fomento às artes abre espaço para artistas ocuparem Palácio das Artes e CâmeraSete. Inscrições estão abertas até 25 de janeiro

imagem de destaque
Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Seleção do Edital, que contará com a participação de profissionais especializados
  • ícone de compartilhamento

Estão abertas as inscrições para os editais de Ocupação de Artes Visuais e de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado (FCS) para a realização de exposições em 2019. Comemorando sua 12ª edição, e realizado de forma consecutiva desde 2015, o Edital de Ocupação de Artes Visuais irá selecionar três projetos para as galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes.

Pelo 4º ano seguido haverá seleção de dois projetos para o Edital de Ocupação de Fotografia da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.  Ao todo, cinco trabalhos serão selecionados.

A partir de 2015, a atual administração da FCS passou a promover o Edital de Ocupação de suas galerias de forma anual. Desde então, a cada ano, artistas de diferentes localidades do país passaram a ocupar as galerias Genesco Murta, Arlinda Corrêa e Mari’Stella Tristão, anualmente.

Nesse período, a Gerência de Artes Visuais da FCS recebeu uma média de 200 inscrições para cada nova edição do Edital de Ocupação. Os artistas vêm de diferentes localidades do país, como Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Sul, além, é claro de Minas Gerais. Até 2014, o Edital de Ocupação era realizado a cada dois anos.

Para a gerente de Artes Visuais da FCS, Uiara Azevedo, essa iniciativa consolida os constantes esforços da atual gestão para estimular as artes visuais.

“O Palácio das Artes é, reconhecidamente, um dos locais mais importantes para circulação de diferentes produções artísticas. Para as artes visuais, a realização anual do edital abre perspectivas para que artistas de todo o país tenham a oportunidade de expor seus trabalhos de forma democrática e gratuita. É por meio dessa ferramenta de estímulo às artes que a fundação Clóvis Salgado promove um diálogo ainda mais horizontal com artistas e público”, destaca Uiara.

Já consolidada como um evento de destaque no cenário artístico do estado e do país, a iniciativa busca fomentar a produção artística contemporânea em todo o Brasil. Entre 2015 e 2018, o Edital de Artes Visuais da FCS contemplou trabalhos de Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Claudia Tavares, Éder Oliveira, Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, Juliana Gontijo, Luis Arnaldo Marcelo Armani, Nydia Negromonte, Ricardo Burgarelli e Ricardo Homen.

Ainda em 2015, a FCS requalificou a CâmeraSete, transformando o local em um espaço dedicado exclusivamente à linguagem fotográfica. A partir daquele ano, o espaço recebeu a alcunha de CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. Assim, era criado um edital exclusivo para contemplar essa expressão artística.

Crédito: Paulo Lacerda

Uiara Azevedo complementa que a readequação da CâmeraSete e, consequentemente, um edital exclusivo para propostas fotográficas, também dialoga com a diretriz da FCS em estimular diferentes linguagens artísticas.

“A adequação também veio atender a uma necessidade da própria classe artística, com o estabelecimento de um espaço referencial para ações de debates e reflexões sobre esta linguagem cada vez mais difundida”, ressalta a gerente.

O Edital de Fotografia segue para a 4ª edição consecutiva, em 2019. A iniciativa já recebeu centenas de inscrições desde sua primeira edição, com propostas vindo do país inteiro, principalmente de estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

“A consolidação de um edital exclusivo reforça a produção e a circulação da fotografia como uma linguagem expoente das artes visuais e nos permite apresentar ao público olhares diferentes e novos artistsa”, finaliza Uiara Azevedo.

Desde sua primeira edição, o Edital de Fotografia da FCS já contemplou trabalhos dos artistas Daniel Oliveira, Letícia Lampert, Luiza Baldan, Nelton Pellenz, Tiago Aguiar e do Coletivo Família de Rua.

Processo de inscrição

As inscrições para o Edital de Ocupação de Artes Visuais e para o Edital de Ocupação de Fotografia são gratuitas e podem ser realizadas até 25 de janeiro de 2019. Podem se inscrever artistas e coletivos do Brasil, e do exterior, desde que possuam visto de permanência definitivo no país.

A ficha de inscrição e orientações sobre a documentação exigida estão disponíveis no site da Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br.

Os artistas selecionados receberão R$ 5.500,00, para cada exposição coletiva, e R$ 4.000,00 para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de artes visuais e de comunicação da Fundação Clóvis Salgado. A instituição também garantirá a publicação de um catálogo das exposições.

Serão aceitas inscrições somente via Correios, com data limite de postagem em 25 de janeiro de 2019. Também devem ser endereçadas, à Gerência de Artes Visuais da FCS, com a seguinte identificação na frente do envelope: Edital de Fotografia 2019, para inscrição de fotografia; e Edital de Artes Visuais, para inscrição de Artes Visuais 2019.

No verso do envelope, as seguintes informações são necessárias: nome e endereço do artista ou do representante do grupo. Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelos telefones (31) 3236-7363/7364 ou pelo e-mail artesvisuais@fcs.mg.gov.br.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Seleção do Edital, que contará com a participação de profissionais convidados, com notória especialização em Artes Visuais. Serão avaliados os portfólios dos inscritos e os projetos apresentados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.

Serviço

Edital de Ocupação de Artes Visuais e Fotografia

Inscrições: www.fcs.mg.gov.br

Período: Até 25 de janeiro de 2019



Últimas